quarta-feira, 20 de março de 2013

Cuidado com os agrotóxicos


Publicada na edição de 15 a 21 de março de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.



Para minimizar os danos à saúde é necessário lavar corretamente os alimentos antes de consumir


Segundo recente relatório do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, ao consumir alimentos contaminados a população ingere doenças, como cânceres, malformação congênita, distúrbios endócrinos, neurológicos e mentais. E infelizmente, desde 2008, o Brasil lidera o ranking mundial de consumidores de agrotóxicos.
Segundo dados da Datasus – banco de dados do SUS (Sistema Único de Saúde) – nos últimos anos foram registrados, em média, 2.700 casos de intoxicação alimentar por agrotóxicos agrícolas por ano, o que significa que, aproximadamente, sete pessoas sofrem com intoxicação alimentar diariamente. Situação considerada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) um agravante na problemática da saúde pública. Saiba como evitar transtornos com os alimentos que você e sua família consomem.

Conheça os agrotóxicos
Produtos químicos que servem para prevenir, controlar e eliminar pragas e bactérias das plantações – os agrotóxicos – são venenos que acabam infectando os alimentos que a população consome no dia a dia. Levantamentos recentes do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos mostram que, em 2012, 28% dos alimentos analisados (entre eles frutas e legumes) continham agrotóxicos em níveis acima do permitido ou até mesmo não autorizados.
Mesmo que a grande maioria dos produtos seja saturada de agrotóxicos, não é possível ter conhecimento sobre a quantidade exata presente neles. Essa informação não vem nas embalagens e tão pouco é visível a olho nu.

Como lavar
Boa parte dos agrotóxicos é eliminada quando os alimentos são descascados, fervidos e/ou cozidos. Já os que são consumidos crus ou com a casca exigem atenção e cuidados que garantem a saúde da família, segundo a nutricionista Mariangela Batista, que dá a dica sobre a higienização adequada.
“Em cada litro de água limpa dilua uma colher de sopa de água sanitária sem perfume – indicada para higienização de alimentos. Coloque os vegetais, legumes e/ou frutas com casca nessa mistura e deixe agir por 15 minutos. Após esse tempo, enxágue em água corrente e consuma”.
Lavar com esponja pode limpar a casca e os pequenos buracos, onde se acumulam sujeiras e resíduos, mas segundo a nutricionista não há nenhum método que garanta que os agrotóxicos deixem completamente os alimentos.

Alternativa
Cultivados sem a ação de agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes, os alimentos orgânicos são considerados saudáveis e cada vez mais produzidos no Brasil. Por serem cultivados, transportados e comercializados em menor escala que os alimentos comuns, eles não atendem completamente a demanda e são mais caros.
Segundo a nutricionista, o ideal seria se toda a população os consumisse. “Comprar alimentos orgânicos pode ser uma alternativa complicada, pelo preço que é um pouco mais alto do que os comuns, mas ainda assim, seria a escolha ideal”. Tendo em vista a saúde e a alimentação diária da família, vale a pena comparar preços e, se possível, consumir alimentos orgânicos. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário