sexta-feira, 8 de março de 2013

Saiba como conservar o seu piso


Publicada na edição de 8 a 14 de março de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.



Limpar da maneira correta pode prolongar o tempo de uso e manter a beleza do revestimento


Ao reformar nossa casa ou apartamento, tomamos o cuidado em escolher o piso que mais nos agrada. A qualidade e a aparência são necessárias, e se o preço for bom então, melhor ainda. Esse investimento é muito importante, e para garantir que ele continue valendo a pena o segredo é a conservação.
Em alguns locais da casa, os pisos teimam em ficar engordurados e às vezes encardidos. A cozinha, os banheiros e a lavanderia são consideradas as áreas “molhadas” - basicamente são as que mais sofrem com a ação constante da água, de gorduras e dos diversos materiais de limpeza utilizados.
Já as áreas sociais, como salas, corredores, varandas e quintais suportam diariamente o vai e vem das pessoas e dos animais de estimação, o arrastar de cadeiras, e os respingos de alimentos e bebidas e, por isso, merecem uma higienização adequada. O piso de cada ambiente é agredido de um jeito diferente.
As áreas íntimas, como os quartos, por exemplo, sofrem com a sujeira – fios de cabelo, poeira, sujeiras dos sapatos – mas em uma intensidade menor que as demais. Ao limpar o piso dessas áreas não é aconselhável utilizar produtos fortes, pois eles podem ser danificados, dependendo do modelo. “A higienização dos pisos precisa de muitos cuidados”, alega a arquiteta Dione Garros, que dá algumas dicas de limpeza.

Cerâmica
“Nunca se deve colocar os produtos de limpeza diretamente sobre nenhum tipo de piso. No caso da cerâmica, isso pode causar manchas”, explica Dione.
A cerâmica é um piso resistente, mas é poroso e absorve a água. Por isso, o uso de produtos muito fortes – como água sanitária e detergentes não neutros – é agressivo e contra indicado. Um pano umedecido em água e detergente neutro diluído passado com o rodo é a melhor alternativa, segundo a especialista.

Porcelanato
Impermeável, o porcelanato é resistente a manchas. O cuidado com esse tipo de piso deve ser voltado, principalmente, a evitar objetos ásperos, como palhas de aço que podem riscar.
 Na hora da limpeza, a solução simples acaba sendo a mais eficiente, pois produtos químicos fortes acabam danificando o esmalte. “O ideal é passar um pano umedecido com detergente diluído em água e depois outro pano umedecido em água limpa”, esclarece Dione.

Pisos laminados
Também conhecido como piso flutuante ou tábua corrida, o piso laminado tem pouca resistência à água e umidade. A distribuidora de pisos Elitex acredita que a limpeza diária deve ser feita com o aspirador de pó ou com uma vassoura de cerdas macias.
Uma vez por semana pode ser usado um pano bem torcido, umedecido em produtos de limpeza sem cera ou silicone diluídos em água. Todo o processo de limpeza deve ser feito com cuidado, pois caso caia algum líquido no piso e a secagem não for rápida, poderá inchar e estragar.

Pisos de pedra
Para a limpeza de rotina é recomendado retirar as sujeiras com a vassoura. Há no mercado produtos específicos para os pisos de pedra, que removem as impurezas acumuladas. No caso de manchas mais difíceis, Dione acredita que é necessário analisar a pedra antes de deixar o produto agir por muito tempo.
“O mármore e o granito não suportam químicas muito fortes, enquanto o basalto sim. Esses produtos devem estar sempre diluídos em água. Aplicar diretamente nas pedras, além de causar manchas, pode tirar o brilho e criar a necessidade de um novo polimento”, alerta a especialista.

Pisos de madeira
No dia a dia ele deve ser limpo com uma vassoura de cerdas macias ou com o aspirador de pó. Já na limpeza profunda existem produtos específicos para tratar e nutrir o piso, dependendo do acabamento. Por exemplo, os de acabamento em verniz, goma-laca ou laca precisam ser encerados, enquanto os de poliuretano não.
Dione não aconselha que os produtos sejam aplicados diretamente sobre o piso de madeira. “Mesmo aqueles que devem ser usados puros precisam ser derramados e espalhados sobre um pano, e depois aplicados”, explica. O diferencial da madeira é que ela deve ser limpa com panos secos, pois o pano molhado ou úmido pode enfraquecer o rejunte, a resina e o acabamento, resultando em rachaduras.






Nenhum comentário:

Postar um comentário