quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Seja um voluntário nas escolas públicas

Publicada na edição de 13 a 19 de setembro de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.


Muitas são as possibilidades para ajudar a crianças e jovens a terem melhor educação e desempenho


Não é à toa que o brasileiro é reconhecido como um povo de bom coração: estamos entre os dez países com o maior número de voluntários no mundo - cerca de 18 milhões, segundo estudo da CAF (Charities Aid Foundation). E você, já pensou em compartilhar os seus conhecimentos ou as suas habilidades para ajudar estudantes?
Grande parte das escolas públicas precisa de mão de obra em diversas atividades, que vão desde ações voltadas à música, dança e esportes até atitudes mais simples, como monitorar leituras na biblioteca, exibições de filmes ou brincadeiras de amarelinha. É um papel exercido em nome da solidariedade e da preocupação com o próximo, resultado da responsabilidade social de cada um.

Sim, você
Ser voluntário é uma atividade que gera grande satisfação a quem pratica e tem forte significado para quem a recebe. Se você tem interesse em ajudar, pense sobre o que gosta de fazer, qual tipo de atividade deseja desenvolver e com qual público deseja lidar. Cada voluntário contribui da maneira que pode e conforme a sua disponibilidade de horários.
Amélia Bampi, líder da equipe de educação da Fundação Abrinq, diz que essa é uma ação social muito importante. “É interessante que seja transmitida aos jovens estudantes uma cultura de paz nos esportes, de comprometimento com a leitura e principalmente a noção de que são eles quem irão fazer a diferença no futuro. As pessoas da comunidade, no sentido de multiplicar conhecimentos, devem ajudar uns aos outros a serem protagonistas da história”, diz.

Mãos à obra
É papel da escola identificar e esclarecer as suas principais necessidades e em quais aspectos é interessante receber voluntários, pois é imprescindível que as atividades estejam alinhadas ao seu planejamento. Mas não se preocupe, com certeza há uma intuição precisando daquilo que você pode fazer.
É possível reservar algumas horas para ler ou contar histórias, dar aulas de reforço, promover palestras sobre algum assunto de interesse dos estudantes ou ajudar diretamente a instituição, promovendo gincanas, campeonatos esportivos, organizando mutirões e/ou campanhas de arrecadação de roupas, alimentos, etc. Toda ajuda é bem-vinda.

De olho na agenda
Antes de firmar o compromisso tenha certeza de que a atitude não prejudicará o seu desempenho no trabalho e também o seu relacionamento com amigos e família. As atividades voluntárias devem se encaixar na sua rotina e na sua agenda. Assim que acertado, trata-se de um compromisso que deve ser realizado com consciência e responsabilidade, pois outras pessoas estarão contando com você.

Onde se inscrever
Segundo a Secretaria de Educação é interessante que o voluntário se inscreva no programa Escola da Família, que estimula mais de duas mil escolas em São Paulo a abrirem os seus espaços aos finais de semana e precisam de voluntários para promover, não só para os estudantes, mas para toda a comunidade, atividades culturais e esportivas.
Outras boas indicações são o Instituto Faça Parte, que é reconhecido por organizar atividades voluntárias, e o site www.voluntariado.org.br, onde é possível encontrar uma escola próxima e que precise exatamente do que o voluntário está disposto a fazer. É um sistema simples e eficiente, vale a pena acessar.

Os professores agradecem
A presença de voluntários nas escolas é extremamente positiva, mas não pode ser confundida com o papel dos funcionários ou prejudicar as atividades regulares da instituição. "É uma ação que gera muitos benefícios à escola, principalmente em relação à assistência e ao atendimento aos alunos", afirma a orientadora Jane Alexandre. Já a professora Ana Lúcia Cordeiro é favorável ao voluntariado, desde que não confunda os alunos. "As atividades devem acontecer após as aulas regulares, para não tirar os estudantes da sua rotina”, explica.

Bolsa Universidade 
O Programa paga as mensalidades da faculdade dos voluntários que desenvolvem, aos finais de semana, em escolas estaduais ou municipais, atividades compatíveis com a natureza do seu curso ou de acordo com as suas habilidades pessoais, como dar aulas de violão ou cursos básicos de contabilidade, por exemplo. As inscrições para o programa estão abertas pela Secretaria de Estado da Educação. Para maiores informações ligue para 0800-7700012.






Nenhum comentário:

Postar um comentário