quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Saiba lidar com o seu orçamento

Publicada na edição de 30 de agosto a 5 de setembro de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.


Você realmente conhece a sua situação financeira? Controle as suas despesas de acordo com o seu salário


Pagar as contas no decorrer do mês pode ser uma loucura. Algumas vencem no começo, outras no meio e outras no fim do mês quando, na maioria das vezes, já não há nem vestígio do salário. É natural que o pagamento das dívidas cause uma confusão na cabeça de qualquer pessoa, principalmente na daquelas que não conseguem enxergar a sua situação financeira como um todo e não sabem exatamente quais são as suas despesas fixas (as extremamente necessárias), nem o quanto podem gastar no cartão de crédito e com as despesas extras sem se enrolar.
Uma simples e excelente alternativa é a criação de um orçamento, pessoal ou familiar. Não há motivos para passar o mês de uma maneira desordenada e preocupante se é possível ter o controle sobre a sua situação financeira dia após dia. Pode até estar sobrando dinheiro e você não percebeu.

Pés no chão
Renda é tudo aquilo que você ganha trabalhando: o seu salário, os seus benefícios, os 13º salários, os rendimentos das suas aplicações, enfim. O seu dinheiro é a sua renda. Se a situação está apertada e não dá pra aumentar a renda, o jeito é diminuir as despesas.

Preocupação número 1
Sem planejamento, muitas pessoas vão “levando o mês do jeito que dá”. À mercê das contas e da vontade de consumir cada vez mais, se esquecem de observar o quadro como um todo. Em primeiro lugar é preciso se preocupar com as dívidas fixas. Tudo o que for relacionado à moradia, alimentação, transporte e segurança são despesas fixas, da quais não se pode abrir mão.
“Some todas elas e subtraia do valor total da renda. No orçamento será evidenciado, e deve ser repensado, tudo aquilo que é secundário para a subsistência da família. Reconhecer os valores é uma atitude que evita gastos por impulso, pois torna a pessoa consciente do quanto pode gastar sem se comprometer”, explica a consultora Bruna Almeida.

Entender e melhorar
Sabe quando alguém está confuso e não vê qual é a melhor atitude a tomar em determinada situação, e você, olhando de fora, vê uma boa saída para o problema? O mesmo pode acontecer quando se projeta um orçamento. É como se fosse possível sair da situação e ser capaz de olhá-la, de maneira crítica, do lado de fora.
“Só assim é possível equilibrar a balança financeira. Com os gastos sob controle, uma viagem no final de semana, a compra de um eletrodoméstico ou um jantar em um restaurante não comprometerá o orçamento do mês, pelo contrário. Estará dentro das condições da família”, ressalta Bruna.

Planilhas prontas
O site do Governo Federal disponibiliza para download uma planilha de orçamento pronta, que pode ser ajustada de acordo com a necessidade de cada pessoa ou família. É só preencher as informações que ela automaticamente faz os cálculos. Observe os resultados e veja como o seu dinheiro pode ser melhor utilizado. “Disciplina é a palavra-chave. Colocar no papel ajuda a ter uma visão global e a manter a saúde financeira equilibrada”, finaliza a consultora.





Nenhum comentário:

Postar um comentário