quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Você conhece o Cadastro Positivo?

Publicada na edição de 16 a 22 de agosto de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.

Iniciativa tende a favorecer os bons pagadores, que poderão solicitar juros menores em empréstimos

O Cadastro Positivo tem o objetivo de beneficiar os consumidores que pagam as suas contas em dia no momento em que precisarem contratar crédito no mercado: a sua “boa ficha” financeira o dará o poder de negociação junto aos bancos e empresas credoras. Assim, o bom pagador tende a conseguir melhores condições de acesso ao crédito, com menores taxas e melhores prazos para quitar a dívida.
“Além disso, o Cadastro Positivo pretende contemplar cerca de 26 milhões de pessoas que hoje não têm acesso ao crédito do mercado porque não têm como comprovar renda ou porque só compram à vista”, explica Bruna Almeida, membro da CF Brasil Consultoria.
O alto índice de pessoas quem atrasam o pagamento ou não pagam as suas dívidas é um dos motivos que fazem com que os juros no Brasil sejam tão altos. Portanto, nada mais justo do que privilegiar os bons pagadores com a possibilidade de ter as suas taxas reduzidas.

Como funciona
O Cadastro Positivo registra informações e mapeia o comportamento financeiro de consumidores e empresas, com base no seu histórico de pagamentos em dia. Ele funciona como um banco de dados que registra a pontualidade com a qual o consumidor paga as suas contas de água, luz, telefone, TV a cabo, parcelas de financiamentos e crediários, entre outros. Vigente desde o dia 1º de agosto, ao evidenciar o bom comportamento do consumidor o programa possibilita a negociação de menores taxas e melhores condições de pagamento dos empréstimos tomados em bancos, instituições financeiras ou em empresas credoras.

Empresas também podem
Às pessoas jurídicas é esperado acesso a melhores condições de negociação com os seus parceiros comerciais ao solicitar linha de crédito ou financiamento, com base nos seus compromissos financeiros anteriores e atuais.

Como se cadastrar
A inclusão no Cadastro Positivo é gratuita e opcional. Para participar é necessário preencher uma ficha de inclusão no banco ou em alguma instituição credora. Neste momento, o consumidor deverá também escolher a instituição que irá armazenar os seus dados. “Empresas como a Serasa e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), que já trabalham com listas de inadimplências, são as mais capacitadas e que têm as ferramentas mais adequadas para trabalhar com o Cadastro Positivo”, indica Bruna Almeida.
Feito o cadastro, as informações dos consumidores serão colhidas em diversas empresas, de todos os segmentos. O prazo de permanência das informações nos bancos de dados é de 15 anos e o cadastrado terá sempre o direito de saber quais empresas compartilharam e consultaram os seus arquivos. “Ao autorizar o cadastro, o consumidor não estará permitindo o uso de seus dados por empresas de marketing ou que realizem outra atividade que não seja a análise de crédito”, explica a consultora.

Como utilizar
“Quando quiser buscar crédito em uma instituição financeira o consumidor poderá autorizá-la a acessar seus dados no Cadastro Positivo. Ao provar que paga as suas contas em dia ele pode barganhar melhores condições, negociar juros mais baixos e prazos mais longos para pagar o empréstimo. Para o consumidor, ser avaliado de maneira completa e individual é benéfico, pois diminui a burocracia”, explica Bruna Almeida. O consumidor poderá visualizar as suas próprias informações, solicitar correções e pedir para retirar o seu nome do Cadastro Positivo a qualquer momento.

O histórico será levado em consideração
“Uma dívida não paga constará no histórico do consumidor ou da empresa por cinco anos, mas a intenção do Cadastro não é evidenciar as falhas e sim possibilitar uma análise da situação do cliente como um todo. Portanto, se o consumidor normalmente paga as suas contas em dia, não será prejudicado por uma ou duas contas pagas em atraso”, explica a consultora. “Os ‘pontos perdidos’ por uma conta paga em atraso podem ser recuperados. Basta que o cliente pague as próximas nas datas certas”, finaliza Bruna Almeida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário