quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Violonista jandirense precisa de patrocínio

Publicada na edição de 16 a 22 de agosto de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.


Peterson foi um dos dez selecionados, entre centenas de pessoas, para realizar um mestrado na Espanha

Ele conseguiu aprovação em um dos mestrados mais concorridos do mundo, mas a Universidade de Alicante, na Espanha, não oferece bolsas e o talentoso jovem não tem recursos para financiar os seus estudos. Peterson Reinan precisa de doações em dinheiro, ou de um ou mais patrocinadores, que possibilitem a concretização do seu sonho: estudar violão clássico.

O artista
Com duas cidades no coração – Osasco, onde nasceu, e Jandira, onde mora há 7 anos –, Peterson iniciou sua carreira como autodidata, com 14 anos de idade. Frequentou classes de violão, se especializou e ingressou em um curso superior de música, no qual se tornou bacharel em violão. O talento do artista o levou a uma carreira promissora, participando de concursos e recitais em importantes salas de concerto de São Paulo desde jovem. Atualmente, Peterson dá aulas de violão e de teoria musical no Cursinho Popular de Jandira, projeto que desenvolveu.
“O violão me dá energia para viver e sem ele eu não seria nada. A música que eu toco é tão importante para mim quanto o sangue que corre nas minhas veias. Ser músico é uma responsabilidade muita grande, é levar sentimentos e emoções à vida das pessoas. É fazer rir e chorar”, conta Peterson.

O mestrado
A Universidade de Alicante, na Espanha, oferece a artistas a oportunidade de praticar o uso do violão e aperfeiçoar os seus conhecimentos ao lado de renomados músicos. “Esse mestrado tem uma importância fundamental na minha carreira. A Espanha é o país onde o violão nasceu e onde há muitas pessoas apaixonadas pelo violão clássico. Lá, estarei entre os melhores violonistas do mundo”, explica o jovem.
Como parte da formação, os alunos terão a oportunidade de atuar como concertistas em várias ocasiões nos diferentes auditórios da Espanha. “Quando eu voltar, com o grande conhecimento que vou adquirir, quero difundir a cultura do violão. Meu amor ao instrumento é o que me dá vontade de ser, além de um grande concertista, um professor de faculdades de música”, explica Peterson.

Os custos
Pelas aulas que irá assistir, pela documentação e todo o material bibliográfico que a universidade dispõe aos alunos, inclusive o direito de assistir grandes concertos e conferências na Espanha, o custo do curso gira em torno de 7.500 euros, o que corresponde a aproximadamente 22 mil reais.
“Viver de música não é fácil. A falta de incentivos no Brasil é muito grande, portanto eu preciso acreditar que a união faz a força. Se o governo não consegue me ajudar, acredito que posso sensibilizar as pessoas e nos unirmos para realizar esse e outros sonhos”, afirma o músico.

Ajude
“A minha forma de agradecimento a todos que me ajudarem é fazer apresentações gratuitas com o repertório que eu estudarei na Espanha, junto às músicas brasileiras, que eu gosto muito, e ministrar aulas de violão clássico. Eu sei que essa é uma forma de agradecimento simbólica, mas é do fundo do meu coração. Agradeço a todos que me ajudarão na realização deste projeto”, diz o violonista.
Para ajudá-lo faça doações pelo site www.vakinha.com.br/VaquinhaP.aspx?e=210644. Não deixe de assistir os vídeos de Peterson disponíveis na internet e de conhecer o trabalho do habilidoso artista.




2 comentários: