terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Muito além da resposta certa


Publicada na edição de 22 a 28 de fevereiro de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.



Estão abertas às inscrições para a Olimpíada de Matemática nas escolas públicas. Segundo coordenador, ela une aprendizagem e diversão

Quem nunca teve medo da matemática? Decorar a tabuada e resolver equações pode estar longe de ser uma atividade prazerosa, mas entender a sua lógica faz bem ao cérebro, que precisa estar em constante treinamento para funcionar cada vez melhor.
Afinal, “cérebro parado não é nada confiável. Um dos principais inimigos da boa atividade cerebral é a falta de exercícios”, afirma o neurologista Leandro Teles. Resolver problemas matemáticos exige uma boa comunicação entre os neurônios e quanto mais o cérebro faz isso, melhor ele fica. “O raciocínio contínuo estimula conexões cada vez mais eficientes”, afirma o especialista.
A Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), é aberta aos alunos do 6º ano do ensino fundamental até a 3º série do ensino médio e, segundo sua coordenação, pretende deixar o estudo da matemática mais prazeroso e instigante.

Ela está em tudo
“A vida é muito parecida com a matemática”, afirma o neurologista. Ela está presente em todos os lugares e quase tudo o que fazemos envolve cálculos, números e pequenas contas. O que dizer quando vamos fechar um empréstimo ou um financiamento nos bancos e não entendemos muito bem como se calculam os juros? Alguns conhecimentos básicos são importantes no dia a dia.
Antes mesmo antes pesar o almoço em um restaurante por quilo, uma continha matemática já foi realizada: A balança vazia deve registrar um valor negativo. Se o prato pesa 300g, a balança deve estar calibrada em -300g. Tudo para que você pague apenas pelo peso da comida, e não pelo peso do prato. “Exercitar a matemática é importante dentro e fora da sala de aula”, alega o neurologista.

Estimulando o cérebro
Resolver constantemente questões matemáticas é considerado um bom exercício para estimular o raciocínio. Segundo o neurologista: “Um cérebro treinado é mais rápido, tem melhor poder de previsão de resultados e erra menos. A atividade intelectual constante faz com que o cérebro tenha maior inteligência e capacidade de aprender”. O especialista a favor do estímulo com a matemática. “Exercitar o cérebro com cálculos faz com que ele lide melhor com diversas situações práticas”.

Estimule as crianças
“Os pais devem estimular seus filhos a estudar matemática” afirma Claudio Landim, coordenador das Olimpíadas e diretor adjunto do Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada). Para ele, o esforço e a dedicação são mais importantes do que o talento.
Para incentivar as crianças, uma boa alternativa é apontar o uso da matemática no dia a dia. É possível levar os pequenos ao mercado ou à feira e deixar uma quantia de dinheiro à sua disposição, para que gastem como preferir, sem ultrapassar o valor. Faça perguntas do tipo: Com cinco reais é possível comprar as maçãs e as bananas? Você receberá troco ou ficará devendo?
“A matemática exercita a atenção, estratégia, raciocínio lógico e criatividade. É uma das atividades mais completas para o cérebro”, explica o neurologista.
Segundo o coordenador das Olimpíadas, aqueles com conhecimentos matemáticos tem facilidade em resolver problemas e tomar decisões, principalmente as que envolvem raciocínio e dedução lógica. “Oportunidade de aprender matemática de uma forma divertida, a olimpíada é oferecida a todos os alunos de escolas públicas em todo o país”, esclarece o coordenador.

Saiba mais
Há previsão de que aproximadamente 20 milhões de alunos participem da competição, que ocorrerá tem três níveis: o primeiro para alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental, o segundo para os 8º e 9º anos e o terceiro para a 1º a 3º séries do ensino médio. As inscrições estarão abertas até o dia 5 de abril e devem ser feitas pelas escolas no site www.obmep.org.br.
Na competição o aluno conta com a possibilidade de ganhar bolsas de estudos e de participar de um programa de iniciação cientifica. “Qualquer aluno que se prepare para as provas da Obmep, resolvendo os problemas do banco de questões disponíveis em nossa página online, tem boas chances de se destacar” alega o coordenador.
Projeto do Impa, as olimpíadas são promovidas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação e pelo Ministério da Educação, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. A competição existe desde 2005 e só no ano passado foram mais de 19 milhões de alunos de 46.728 escolas participantes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário