terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Prepare a pele antes da maquiagem


Publicada na edição de 15 a 21 de fevereiro de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.




Segundo dermatologistas, é importante limpar a pele e fechar os poros antes de aplicar qualquer produto

Aliada das mulheres, a maquiagem tem o poder de transformar a aparência. Bases, corretivos, sombras, máscaras de cílios, delineadores, lápis de olho, blushes ou apenas um batom já é capaz de fazer a diferença no visual. Afinal, quem não gosta de sair de casa com o rosto ainda mais bonito?
Acontece que pele bonita é pele saudável, e justamente por isso ela deve ser preparada antes de receber a maquiagem. Para preservar a beleza do seu rosto, conheça dicas das dermatologistas Gisele Barbosa e Luiza Pitassi.

Lavando todos os dias
É ideal que o sabonete de rosto para o dia a dia seja escolhido cuidadosamente, e que seja adequado com as características de cada tipo de pele e preferencialmente com pH fisiológico, conforme indicação da dermatologista Luiza Pitassi.
“Dependendo da necessidade individual, ele pode conter substâncias que ajudem na hidratação como, por exemplo, ativos que diminuam a oleosidade ou que minimizem a irritação da pele” esclarece a doutora Gisele Barbosa.

Limpe, tonifique e hidrate
A pele do rosto exige cuidados. “É necessário remover as impurezas, poluição e oleosidade”, alega a dermatologista Gisele Barbosa, que aconselha que a limpeza seja feita com sabonetes específicos para o dia a dia e a hidratação seja realizada conforme a necessidade de cada pele.
“Limpar elimina as células mortas e retira as impurezas e os diversos resíduos que se acumulam na pele. Tonificar é fundamental para eliminar toxinas, equilibrar o pH natural da pele e, ainda, preparar a pele para receber o hidratante, pois a hidratação repõe os nutrientes e melhora a textura da pele”, esclarece a doutora Luiza Pitassi.

Primeiros passos
Não é aconselhável que a maquiagem seja aplicada diretamente na pele, conforme explica a doutora Gisele Barbosa: “O primeiro item a ser aplicado na pele é sempre o produto que queremos que penetre nela: ativos rejuvenescedores, clareadores, cremes de tratamento e hidratantes. Após esse cuidado já é possível aplicar aquilo que não há necessidade de penetrar, pois sua função será exercida do mesmo jeito, como o protetor solar, que barra os raios ultravioletas. Ele deve ser aplicado em todo o rosto e então pode ser iniciado o processo com a maquiagem, que tem a função estética”.

Dormir com maquiagem não dá
Retirar a maquiagem antes de dormir pode dar um certo trabalho. Mas segundo a doutora Luiza Pitassi é imprescindível que a maquiagem seja removida da pele todas as noites. “Os pigmentos, óleos e silicones contidos nos cosméticos podem obstruir os poros, deixar a pele mais oleosa, provocar acne e até causar manchas. O hábito de dormir com maquiagem pode acelerar o processo de envelhecimento da pele e também favorecer o surgimento de alergias”.
Para região dos olhos, a doutora Gisele Barbosa dá a dica: “Indico os shampoos de bebês, daqueles que não ardem os olhos, pois têm pH neutro e retiram toda a maquiagem, até mesmo as máscaras de cílios à prova d’água. Quando se usa apenas o removedor de maquiagem sempre acaba sobrando um pouco no dia seguinte”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário