terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Invista em você o tempo todo


Publicada na edição de 1 a 7 de fevereiro de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.



Mesmo que esteja em um bom emprego, a dica é que você não deixe de se aprimorar constantemente

Pessoas que ampliam conhecimentos e estão em constante aperfeiçoamento em suas atividades tendem a atingir melhores posições no mercado de trabalho. Para crescer, pessoal e profissionalmente, não deixe de estudar. E esse é apenas um dos caminhos para o sucesso.

Eterno aprendiz
O bom profissional deve estar a par dos acontecimentos no mundo e no mercado de trabalho, reciclando seus conhecimentos constantemente. “O aperfeiçoamento é importante, não somente na hora de conseguir um emprego, mas também quando já se está desenvolvendo uma função”, esclarece a psicóloga Liliane Oliveira.
“Além de agregar conhecimentos e permitir um maior preparo para lidar com os desafios do dia a dia, estudar pode trazer benefícios pessoais, como aumento na rede de relacionamentos, sentimento de autoconfiança e realização pessoal”.

De olho no futuro
A bancária Célia Bezerra realizou um desejo antigo: entrou na faculdade aos 39 anos. Mas o seu curso não foi relacionado à área em que atua no mercado de trabalho. “Estudei para ter conhecimentos na área da saúde, que é uma coisa que eu gosto. Entrar na faculdade era o meu desejo desde a adolescência, mas não pude fazer antes”, esclarece a profissional que, após aposentada, pretende se aprimorar e atuar na área da saúde.
Segundo a psicóloga, “investir e dedicar tempo a atividades e projetos que geram bem estar pode ser produtivo e gerar bons resultados, tanto na vida profissional como na vida pessoal”.
Luana Cristina, 22 anos, estuda para se aprimorar. “Trabalho em uma empresa que considero sólida e forte no ramo, mas não acredito que o emprego já seja o suficiente para a minha carreira”, explica a jovem que é formada e pretende iniciar o curso de pós-graduação. “Os estudos são fundamentais, assim como a prática. Quanto mais conhecimento eu tiver, mais preparada estarei para as oportunidades que irão surgir”.

Continue de onde parou
Pessoas que estejam com estudos inacabados podem se matricular em um supletivo com aulas presenciais ou até mesmo online. De acordo com a psicóloga, voltar a estudar pode, entre outros benefícios, aumentar o círculo de amizades e possibilitar a descoberta de novas oportunidades.
Aqueles que terminaram o ensino médio e não iniciaram a faculdade em seguida, podem fazer isso a qualquer momento – as classes das universidades são cada vez mais frequentadas por alunos de diversas idades. O aproveitamento ao curso pode ser ainda maior quando o estudante é maduro e tem objetivos claros.
E aqueles que já finalizaram o ensino superior devem estar cientes de que a reciclagem é necessária para o sucesso profissional e pessoal. Existem muitos cursos de pós-graduação que especializam o profissional em sua área de interesse, que podem ser frequentados de uma a duas vezes por semana ou até mesmo em um único final de semana por mês.

Outras possibilidades
Muitos cursos não estão diretamente relacionados à sua área de atuação profissional e mesmo assim podem trazer benefícios. Explorar temas como psicologia, filosofia e sociologia é uma boa alternativa para expandir horizontes e estimular o cérebro a pensar e agir de maneiras diferentes aos diversos acontecimentos.
Aprofundar conhecimentos sobre a língua portuguesa pode trazer bons resultados e possibilitar destaque no mundo corporativo. Ter conhecimento sobre outras línguas, como por exemplo o inglês e o espanhol, podem ser os diferenciais quando houver necessidade ou vontade de procurar um novo emprego.






Nenhum comentário:

Postar um comentário