terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Faça escova e chapinha em casa


Publicada na edição de 1 a 7 de fevereiro de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.



Consiga o visual desejado sem prejudicar a saúde dos seus fios de cabelo

Ao escovar e passar a chapinha nos cabelos alguns cuidados devem ser tomados para evitar enfraquecimento, quebras e até mesmo queimaduras nos fios. Conheça dicas profissionais para alisar os cabelos em casa sem correr o risco de danificá-los

Prepare os cabelos
Segundo a cabeleireira Vanusa Antunes, mulheres que escovam ou passam a chapinha constantemente nos fios devem, preferencialmente, lavá-los com shampoos sem sal e de nível controlado de PH (Potencial Hidrogeniônico, índice que indica a acidez dos produtos).
“Quanto aos condicionadores é interessante buscar os que contenham ativos como ceramidas, pantenol, manteiga de karité ou óleo de argan, que restauram e nutrem os cabelos”, aconselha a cabeleireira.
A temperatura da água também é um fator importante a ser considerado. Muitos profissionais indicam que o cabelo seja lavado na água morna ou fria. “A água quente abre os poros, o que pode tornar o cabelo ressacado e quebradiço”, alerta Vanusa.
Após lavar o cabelo, o excesso da água deve ser retirado com uma toalha. “Ainda com cabelos úmidos é aconselhável aplicar um leave-in [creme sem enxágue] com proteção térmica, que cria uma camada protetora entre os fios e o calor da chapinha e do secador, evitando queimaduras”.

Passando a chapinha e escovando
A cabeleireira indica que antes de passar a chapinha as mulheres devem secar completamente ou até mesmo escovar os cabelos, para garantir que os fios estejam secos e evitar possíveis danos. Segundo Vanusa, o fio de cabelo deve ser escovado a partir de uma distância de 2 centímetros da sua raiz e o ar quente não deve pairar por muito tempo sobre os mesmos fios. A cabeleireira indica, também, o uso do secador frio antes de iniciar a escovação. “O ar frio do secador protege os fios, pois fecha as cutículas. Ao contrário disso, o ar quente abre as cutículas e pode até estourar o cabelo, se usado incorretamente”.
Com o cabelo já seco o processo com a chapinha pode ser iniciado com segurança. Busque por aparelhos que mantenham a temperatura estável em toda a sua superfície, garantindo a uniformidade e evitando desgastes. A cabeleireira recomenda que o cabelo seja dividido em mechas pequenas e que o processo comece com os fios da parte de trás da cabeça.
“O ideal é passar a prancha rapidamente e poucas vezes sobre os mesmos fios, pois o calor resseca os cabelos”, aconselha a especialista. O desgaste dos fios gera a necessidade da hidratação, que repõe nutrientes e água aos cabelos.

Cuidados e hidratações
Segunda a cabeleireira, os fios que sofrem constantemente com o calor da chapinha e do secador devem passar por hidratações periódicas. “De uma a duas vezes no mês, pelo menos”, dá a dica a profissional que indica que a lavagem comum seja realizada em um intervalo médio de três dias. “Quando se demora muitos dias para lavar os cabelos há o acúmulo de sujeira, que impede que os poros respirem, inibindo o brilho e seu crescimento saudável”.
Para mulheres que desejam manter seus cabelos lisos, a profissional indica as escovas progressivas, que alisam os fios, ajudam a tratar e reduzem o volume.
“É uma boa alternativa, pois torna o dia-a-dia prático”. Cada mulher deve estar atenta ao seu tipo de cabelo e tomar os cuidados adequados. “Os fios grossos requerem cuidados, mas os fios finos requerem ainda mais, pois são menos resistentes às agressões dos produtos e do calor da chapinha e do secador”, esclarece a cabeleireira.






Nenhum comentário:

Postar um comentário