terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Enem é termômetro da educação


Publicada na edição de 7 a 13 de dezembro de 2012 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.



Notas são utilizadas para demonstrar a qualidade do ensino médio nas escolas públicas e privadas do país

Estudantes de todo o Brasil prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que seus conhecimentos obtidos durante o ensino médio sejam avaliados.
Realizam o exame pessoas com interesse em obter bolsas integrais ou parciais em universidades particulares através do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou com interesse em financiar sua educação de ensino superior por meio do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).
A prova é aplicada pelo Ministério da Educação e é considerada por muitas universidades públicas federais como seu processo seletivo ou parte dele.
Além de divulgar as notas de cada aluno, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga a pontuação por escola e os resultados são utilizados pelo Governo para medir a qualidade do ensino médio no país. As notas indicam os pontos de melhoraria na educação, tanto nas escolas públicas quanto nas particulares.

Classificação das escolas
No último dia 22, o Inep divulgou lista com notas de 10.076 escolas – cerca de 40% das escolas brasileiras de ensino médio. O critério para a seleção das escolas foi o de participação de pelo menos 50% de seus alunos e de, no mínimo, 10 alunos concluintes ou em fase de conclusão do segundo grau. A lista evidencia as escolas em que os alunos tiveram melhor desempenho no Enem realizado no ano passado (2011).
O Ministério da Educação afirma que o objetivo dessa lista é "permitir uma análise diagnóstica das escolas para fins pedagógicos". Anunciou ainda que pretende realizar um seminário com as escolas de melhores notas, o objetivo é analisar suas ações positivas, visto que "as [escolas] de maior sucesso são as que investiram na carreira docente e na formação do professor, que têm projeto pedagógico e oferecem tempo integral".
Os resultados finais das escolas foram baseados nas notas nas provas de Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, que foram corrigidas pelo método Teoria da Resposta ao Item (TRI).
Segundo o Inep a nota da redação não foi contabilizada no levantamento das médias por escola por que a redação tem outro tipo de correção.
A assessoria de imprensa do Colégio Singular de São Caetano, classificado com a melhor nota do município, afirma que o resultado do Enem evidencia o trabalho dos professores e equipe pedagógica, mas é considerado importante principalmente para o desenvolvimento do aluno.

Importância aos alunos
Pensando em seu futuro profissional Giovanna Conforte, 21, optou por fazer um cursinho preparatório para prestar o Enem e outros vestibulares. Ao escolher o colégio a estudante se preocupou com a colocação nos rankings de aprovação dos anos anteriores.
"Optei por uma escola reconhecida pelo seu alto índice em colocar pessoas nas faculdades”, afirma a estudante que conseguiu neste ano entrar na universidade que queria. “Paguei um pouco mais caro, mas fiz o que pude para entrar em uma boa faculdade”.
Maiara Molinas, 20, cursou o ensino médio em uma escola pública e optou por fazer um curso preparatório em uma escola particular antes de prestar a prova do Enem e outros vestibulares. No momento da escolha, Maiara se preocupou se a escola seria capaz de ensinar com métodos eficazes para que ela atingisse boas notas nas provas.  "A didática dos professores conta muito. Optei pela mesma escola para entrar em um curso técnico e voltei lá para me preparar para o Enem e os vestibulares".






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