Publicada
na edição de 7 a 13 de dezembro de 2012 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus
da FLC Comunicações Ltda.
Notas
são utilizadas para demonstrar a qualidade do ensino médio nas escolas públicas
e privadas do país
Estudantes
de todo o Brasil prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que seus
conhecimentos obtidos durante o ensino médio sejam avaliados.
Realizam
o exame pessoas com interesse em obter bolsas integrais ou parciais em
universidades particulares através do ProUni (Programa Universidade para Todos)
ou com interesse em financiar sua educação de ensino superior por meio do Fies
(Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).
A
prova é aplicada pelo Ministério da Educação e é considerada por muitas universidades
públicas federais como seu processo seletivo ou parte dele.
Além
de divulgar as notas de cada aluno, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga a pontuação por escola e os
resultados são utilizados pelo Governo para medir a qualidade do ensino médio
no país. As notas indicam os pontos de melhoraria na educação, tanto nas
escolas públicas quanto nas particulares.
Classificação das escolas
No
último dia 22, o Inep divulgou lista com notas de 10.076 escolas – cerca de 40%
das escolas brasileiras de ensino médio. O critério para a seleção das escolas
foi o de participação de pelo menos 50% de seus alunos e de, no mínimo, 10
alunos concluintes ou em fase de conclusão do segundo grau. A lista evidencia
as escolas em que os alunos tiveram melhor desempenho no Enem realizado no ano
passado (2011).
O
Ministério da Educação afirma que o objetivo dessa lista é "permitir uma
análise diagnóstica das escolas para fins pedagógicos". Anunciou ainda que
pretende realizar um seminário com as escolas de melhores notas, o objetivo é
analisar suas ações positivas, visto que "as [escolas] de maior sucesso
são as que investiram na carreira docente e na formação do professor, que têm
projeto pedagógico e oferecem tempo integral".
Os
resultados finais das escolas foram baseados nas notas nas provas de Linguagens
e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, que foram
corrigidas pelo método Teoria da Resposta ao Item (TRI).
Segundo
o Inep a nota da redação não foi contabilizada no levantamento das médias por
escola por que a redação tem outro tipo de correção.
A
assessoria de imprensa do Colégio Singular de São Caetano, classificado com a
melhor nota do município, afirma que o resultado do Enem evidencia o trabalho dos
professores e equipe pedagógica, mas é considerado importante principalmente
para o desenvolvimento do aluno.
Importância aos alunos
Pensando
em seu futuro profissional Giovanna Conforte, 21, optou por fazer um cursinho preparatório
para prestar o Enem e outros vestibulares. Ao escolher o colégio a estudante se
preocupou com a colocação nos rankings de aprovação dos anos anteriores.
"Optei
por uma escola reconhecida pelo seu alto índice em colocar pessoas nas
faculdades”, afirma a estudante que conseguiu neste ano entrar na universidade
que queria. “Paguei um pouco mais caro, mas fiz o que pude para entrar em uma
boa faculdade”.
Maiara
Molinas, 20, cursou o ensino médio em uma escola pública e optou por fazer um
curso preparatório em uma escola particular antes de prestar a prova do Enem e outros
vestibulares. No momento da escolha, Maiara se preocupou se a escola seria
capaz de ensinar com métodos eficazes para que ela atingisse boas notas nas
provas. "A didática dos professores
conta muito. Optei pela mesma escola para entrar em um curso técnico e voltei
lá para me preparar para o Enem e os vestibulares".
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