Publicada
na edição de 24 a 31 de janeiro de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus
da FLC Comunicações Ltda.
Em
decorrência ao trânsito intenso nas vias da zona Sul de São Paulo a prefeitura
dará inicio a um plano viário que visa duplicar e alargar as principais ruas e
avenidas da região. Para desafogar o trânsito serão realizadas intervenções
sobre importantes trechos, como a M'Boi Mirim e a Dona Belmira Marin, além de prolongamento
da Marginal Pinheiros. O orçamento para a realização deste pacote de obras é de
R$ 1,8 bilhão.
As obras
As
principais vias da região serão contempladas no plano viário [veja mapa abaixo],
assim como a Avenida Guarapiranga e a Estrada da Baronesa, que ganharão 9,9
quilômetros com ciclovia, sendo ambas as pistas com 14 metros de largura.
A
Avenida Carlos Caldeira Filho será prolongada em 3,2 quilômetros, com
canalização de 2,5 quilômetros do córrego Água dos Brancos. Já as estradas de
Itapecerica e do Alvarenga ganharão ambas pistas de 10,5 metros de largura,
tendo a primeira 4,9 quilômetros de extensão e a segunda 6,3.
Também
passarão por melhorias e alargamentos as, frequentemente congestionadas,
Estrada do M'Boi Mirim, com orçamento de R$ 105 milhões e a Avenida Belmira Marin
com orçamento de R$ 150 milhões. Para a segunda, o projeto promete extensão de
3,1 quilômetros com 7 metros de largura de pista.
A
Marginal Pinheiros ganhará extensão de oito quilômetros, com obra prevista em R$
470 milhões. Segundo a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, todas as
ações propostas no plano têm prazo previsto de conclusão em 48 meses após o
início dos trabalhos.
Atual situação
O
trânsito na estrada do M´Boi Mirim é um dos grandes problemas da região. “Além
de ser a principal rota a atender bairros populosos como o Jardim Ângela, Capão
Redondo e arredores – que na totalidade são habitados por cerca de 600 mil
pessoas – a via também é utilizada por um grande número de carros, ônibus e
pedestres. Torna-se difícil não haver congestionamentos nas suas condições atuais”,
expõe a subprefeitura do bairro.
Com
a execução do plano viário espera-se melhora significativa no tráfego da região.
“Visando desafogar o trânsito o plano também calcula construir quilômetros de
ciclovia, o que dará mais uma opção de transporte para o morador, além de
segurança para os ciclistas”, esclarece a subprefeitura.
A
situação é parecida na Avenida Dona Belmira Marin, no Grajaú, considerada um importante
ponto comercial da região, com mais de 400 lojas. Segundo a subprefeitura de
Capela do Socorro os moradores da região reclamam da situação do transito na avenida
há muito tempo, pois o problema existe a mais de vinte anos.
“Há
inúmeras solicitações de moradores para que sejam realizadas obras de melhoria,
para que o trânsito flua melhor”, esclarece a assessoria de imprensa da subprefeitura,
que nos informou que há relatos de moradores que gastam até uma hora e meia
para percorrer a avenida, não somente nos horários de pico. “Os
congestionamentos ocorrem em todos os horários”.
Próximos passos
O
projeto foi iniciado no final do ano passado, em 29 de dezembro, quando a
prefeitura de São Paulo iniciou o procedimento de pré-qualificação de empresas
– as quais deverão entregar sua documentação até o dia 5 de fevereiro.
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