sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Por um mundo com menos “mimimi”

Publicada na edição de 1 a 7 de novembro de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.

Resolver os próprios problemas, não criar ou manter inimizades e ser feliz sem incomodar os outros é o que há

Não sabe o que é mimimi? Ele acontece muito no dia a dia e, infelizmente, migra para as redes sociais. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer, ou postar na internet, que está com preguiça, com sono, cansado, #chateado ou reclamando que não encontra o homem ou a mulher ideal, que odeia segunda-feira, que os políticos são corruptos, que o Brasil nunca vai para frente... É tudo mimimi. Ao invés de promover discussões ou de pensar em soluções para os problemas (e as colocar em prática), muitas pessoas preferem reclamar, murmurar e até se expor publicamente.

Vamos direto ao ponto?
Queridos leitores, chega de mimimi. Sejamos pessoas mais proativas, mais decididas, menos chorosas. Havendo problemas, busque a melhor alternativa para eles. Caso receba críticas, avalie se elas têm algum sentido. Se fizerem brincadeiras com você, brinque de volta. Leve o seu cotidiano com tranquilidade. Não finja ser algo que você não é. Viva e deixe viver.

Ouça as pessoas
Ao contrário do que se imagina, normalmente os outros dizem a você coisas que fazem bastante sentido. Em suas palavras, e até mesmo nos gestos, elas demonstram como te vêm, o quanto gostam de você e o quanto o que você diz ou faz é relevante para elas. A máxima de que temos “dois ouvidos e uma boca para ouvir mais e falar menos” é coerente na maioria dos casos.
“Prestar atenção ao que os outros dizem, ao invés de ficar chateado ou reclamando, é uma boa estratégia porque transforma os comentários alheios em uma espécie de controle de qualidade, levando a um autoexame de atitudes, pensamentos e sentimentos. No campo organizacional, por exemplo, muitos líderes utilizam as críticas como uma ferramenta de autoaperfeiçoamento”, explica a psicóloga Cláudia Sarti.

Aceite as críticas
Uma coisa que faz muitas pessoas ficarem de mimimi é receber críticas. Se o criticado não entende muito bem o que foi dito, tende a ficar triste, nervoso e até mesmo revoltado. É bom ter em mente que todos temos defeitos e que ao receber apontamentos é possível melhorar. Sempre que alguém disser algo sobre você, busque compreender o que levou a isso.
Segundo a psicóloga, “apenas a avaliação já gera uma maior capacidade de compreensão e um acréscimo de experiência de vida para quem se vê criticado – algo positivo em uma situação aparentemente desfavorável e improdutiva”. Portanto, evite ficar murmurando nos cantos: resolva as situações com as pessoas certas. O enfrentamento à crítica ou à brincadeira de mau gosto gera forças a autoestima e a autoimagem, contribuindo para a capacidade de aprender e de se fortalecer diante das situações mais adversas da vida.

Defenda-se quando necessário
O chefe falou algo que não faz o menor sentido? O namorado está pegando no seu pé à toa? Os amigos estão fazendo brincadeiras de mau gosto? Alguém está de mimimi com você, fazendo fofoca ou reclamando por aí? Se perceber que estão mesmo a fim de te irritar, de duas, uma: ou ignore – se você for uma pessoa tranquila – ou se manifeste, se defenda sempre que for necessário.
Segundo a psicóloga, não é bom levar desaforo pra casa. “É bom saber dizer ‘pare! eu discordo de você’ de vez em quando. É um exercício de autodefesa”. Ter educação e conviver bem como todos é muito importante, mas se um dia você precisar “colocar os pingos nos is”, o faça. Com pudor, mas faça.

Uma vida sem mimimi
Evite reclamar por reclamar. Sempre que pensar em criticar alguma coisa, reflita sobre como ela pode melhorar e no que você pode fazer para ajudar a resolver o problema. A mesma dica se aplica para quando você estiver muito feliz.
Compartilhar as alegrias é algo bom, mas ficar o tempo todo dizendo “como eu estou feliz”, “como o meu relacionamento é legal” e “como a minha vida é o máximo” também é um mimimi sem tamanho. Se coloque sempre no lugar dos seus ouvintes e pense: eles realmente estão interessados em saber da sua vida? Na dúvida, reserve esse tipo de exposição para os amigos mais íntimos.
Em relação às críticas que recebemos no dia a dia, há uma frase que diz: “para não ser criticado não faça nada, não diga nada, não seja nada e não lute por nada”. Ou seja, não viva. Portanto, continue fazendo as suas coisas corretamente, correndo atrás dos seus planos e das suas realizações para ser sempre uma pessoa tranquila e segura de que fez o seu melhor – absorveu todas as críticas positivas e soube se afastar de quem só quis te menosprezar.

Pratique a clareza 
Quando for criticar ou apontar uma possível melhoria em alguém, não se esqueça de ser claro e objetivo em sua colocação. Não faça piadinhas ou insinuações maliciosas para evitar o mimimi por parte da outra pessoa.
“O apontamento, mesmo que negativo, deve ter um mínimo de conteúdo coerente para poder ser levado em conta e não se transformar em uma crítica destrutiva ou mal intencionada”, explica a psicóloga Cláudia Sarti.





Nenhum comentário:

Postar um comentário