quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Em guerra com as celulites e estrias

Publicada na edição de 11 a 17 de outubro de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.


É só colocar um biquine ou uma lingerie que a dupla mais odiada pelas mulheres “marca presença”

Além do sempre alvo fatal, o bumbum, a dupla “chateação” gosta de atacar pernas, barriga, braços e até mesmo os seios. Cerca de 99% das mulheres têm celulite ou terão algum dia, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Conheça as causas e as diferentes formas de tratamento para esses incômodos.

Pele arranhada
É só crescer ou engordar rapidamente que elas vêm nos visitar – ou pior, fazer morada. O que na verdade é uma injustiça, pois todas nós crescemos ou engordamos em certo ponto. As estrias são exatamente o que parecem ser rasgos na pele. Se trata, especificamente, do rompimento das fibras de colágeno e de elastina. É comum que surjam também junto a alterações hormonais, na puberdade ou na gravidez.

Xô, estrias
De acordo com informações do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, ainda não há, cientificamente, nenhum tratamento que elimine as estrias porque elas são cicatrizes.
A indicação da Sociedade é combinar uma série de tratamentos, como lasers e cremes, que podem amenizar ou evitar o surgimento de novas estrias, mas os resultados dependem da “idade” das cicatrizes: se elas estão vermelhas, provavelmente ainda estão novinhas, e se estão brancas, devem ser um pouco mais velhas e precisam de um tratamento mais pesado.

A temida celulite
A celulite é um problema único e exclusivo das mulheres, pois é causada por um hormônio feminino – o estrogênio. Ele retém líquidos entre as células de gordura, que por sua vez não conseguem eliminar toxinas e incham. Quando muitas células inchadas se encontram, mais repuxada se torna a pele.
Assim como usar roupas apertadas e salto alto com frequência atrapalha a movimentação do sangue e impede a oxigenação das células, a má alimentação, a falta de exercícios físicos, o tabagismo e tudo o que contribui para o acúmulo da gordura incentiva o surgimento da celulite e a contração de doenças. Afinal, falou de gordura, falou de encrenca.

Tratamento
A verdade é que a cura, cura mesmo, não existe. Mas é possível controlar, diminuir e prevenir o surgimento de novas. Assim como beber água, praticar exercícios e não fumar ajuda a circulação sanguínea, métodos como a drenagem linfática também são bem-vindos. Vale a pena também usar cremes que, por mais que sejam vendidos como “milagrosos” e não são, hidratam e cuidam da pele, principalmente pela massagem que é feita durante a aplicação.
Passe longe do açúcar e do sódio presentes nos refrigerantes e na maioria dos alimentos industrializados, pois eles favorecem o acúmulo de gordura e prejudicam a circulação.

Livre de culpa
Pernas de modelo, barriga de celebridade e bumbum de miss são possibilidades um tanto quanto irreais para as mulheres “normais”. Trabalhar, estudar, cuidar do maridão, dos filhos e da casa são algumas das atividades que não lhe permitem malhar por horas, fazer inúmeros tratamento estéticos e cumprir à risca uma dieta equilibrada. Portanto, se liberte da culpa de não ter o corpo “perfeito”.
Se em determinados momentos da sua vida você colocou a sua família, a sua educação e a sua realização profissional em primeiro lugar, aproveite agora para colher os frutos e não sinta culpa. Ter amor e saúde na vida e estar em paz com você vale mais do que qualquer pele lisa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário