quinta-feira, 21 de novembro de 2013

É preciso valorizar a prova do Enade

Publicada na edição de 18 a 24 de outubro de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.


Se a faculdade ou universidade tiver boa pontuação no exame, o maior beneficiado será o aluno

Qual estudante nunca sentiu o peso da responsabilidade de fazer uma prova do Enade, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes? Ele mede o rendimento, as habilidades e as competências dos alunos conforme o conteúdo do curso e compara o desempenho do ensino da faculdade com a realidade brasileira e mundial.
Os recentemente lançados resultados de 2012 mostram, por exemplo, que os cursos de Administração ministrados em instituições públicas são melhores do que os ministrados em instituições privadas, em um conceito de 3,5 contra 2,8 - considerando que as notas vão de 0 a 5. Com a proximidade do próximo exame, que acontecerá em novembro, vale a pena reconhecer a importância do Enade.

Faça com prudência
Paula Veneroso, coordenadora no Centro Universitário FIEO, acredita que os alunos devem realizar a prova com responsabilidade. “Os estudantes precisam ver o exame como um instrumento a seu favor. Primeiro porque ferramentas como o Enade proporcionam que o Brasil leve a sério índices de qualidade, assim como em outros países, fazendo com que instituições públicas e privadas invistam verdadeiramente na qualidade dos cursos, das instalações, dos laboratórios e dos professores. E segundo, porque o Enade atesta a qualidade de cursos sérios e evidencia as instituições deficientes”. Trata-se de um instrumento valoroso para a educação brasileira.

Importância do Exame
O Enade faz parte do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), que tem o objetivo de medir a qualidade do ensino. “Tanto para renomadas faculdades quanto para centros universitários menores, exames como o Enade promovem o reconhecimento. Eu trabalho em uma universidade conhecida apenas em uma região, mas que obteve nota 4 no curso de jornalismo – o que a  colocou como a quarta melhor de São Paulo, uma metrópole que oferece mais de 200 cursos na área. É um parâmetro importante para que os próprios estudantes possam escolher a melhor universidade”, explica a coordenadora.

Você prestará?
Segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Educação Profissional), prestarão o exame este ano os estudantes ingressantes e concluintes – alunos do primeiro e do último ano – dos cursos de bacharelado em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia, e os cursos tecnológicos de Agronegócio, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

Enade 2013
O Exame está previsto para acontecer em novembro. Além de questões específicas para cada área, haverá questões para avaliar a formação geral dos alunos.
Com quatro horas de duração, a prova têm 40 questões: 30 específicas – 27 de múltipla escolha e três discursivas – e 10 sobre conhecimentos gerais – sendo 8 de múltipla escolha e duas discursivas, segundo dados do Inep.
Paula Veneroso aconselha que os alunos encarem o Enade com a naturalidade com que enfrentam as suas avaliações da graduação, com prudência e responsabilidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário