sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Afinal, gordinha não merece se vestir bem?

Publicada na edição de 4 a 10 de outubro de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.


Dificuldades, desrespeito e frustração. É isso o que as mais cheinhas encontram ao tentar comprar roupas bonitas e modernas


Em um mundo em que qualquer pessoa fora do padrão imposto pela sociedade sofre diversos tipos de preconceitos ou segregações, não seria diferente com as mulheres gordas. Programas de televisão, revistas femininas, homens e mulheres as julgam por estarem “acima do peso ideal”. Esse, infelizmente, é um comportamento generalizado em nossa sociedade, que gera mal estar à maioria das mulheres. A indústria têxtil faz a sua parte e produz, na grande maioria, roupas que atendem apenas a parte do mercado: as mulheres jovens e magras.
“É uma indústria que atende apenas à média”, acredita a psicóloga Cláudia Sarti. “Tudo e todos que não se encaixam no ‘padrão’ são desfavorecidos. Todos perdem: o mercado, que por não atender a todas as pessoas deixa de aumentar o seu faturamento, e os consumidores, que têm poucas opções”. Mas afinal, por que as roupas para mulheres gordas são vendidas em lojas diferentes, chamadas Plus Size? E por que a maioria dessas lojas não oferece peças modernas?

Traumatizando
“Quando eu era mais nova e fazia compras com a minha mãe, ela queria entrar em lojas de roupas modernas, mas eu sempre dizia: ‘não vou entrar, não vou encontrar nada’. Infelizmente, ainda hoje eu passo por isso, pois as marcas joviais, que têm a minha cara, não oferecem o meu tamanho. Me tornei uma mulher confiante de uns anos para cá, mas quando era mais nova ficava triste, chorava e tentava emagrecer a todo custo. Até remédio para emagrecer eu já tomei”, confessa Juliana Pereira.
A dificuldade em encontrar roupas adequadas é apenas um dos reflexos de uma sociedade que não poupa críticas às mulheres que vestem 44 ou mais. A psicóloga Cláudia Sarti acredita que essa situação pode prejudicar a saúde de jovens, “caso a autoestima e a autoimagem estejam, por algum motivo, abaladas”.

Por que é separado?
O consultor de moda Luis Araujo explica que o mercado passou a produzir os tamanhos P, M, G, GG e EXG para as peças a partir do tamanho 42. “Essa separação foi necessária porque a modelagem, o recorte da roupa, é diferente para os tamanhos maiores. Enquanto é comum aumentar quatro centímetros na lateral e dois centímetros no comprimento de cada peça, na modelagem Plus Size a modificação é completamente diferente – já que as pessoas engordam, mas não crescem na mesma proporção”. Portanto, se os modelos são pensados de maneira diferente, é comum que sejam produzidos em linhas diferentes.

Deixa a desejar
A jovem Juliana alega que já encontrou boas calças e blusas de frio em lojas Plus Size, mas que, no geral, é difícil encontrar peças joviais. “Me visto bem, mas acho que daria para me vestir melhor se eu encontrasse as roupas certas. Tenho que procurar bastante para achar algo legal”, conta.
O consultor de moda admite que muitas lojas Plus Size não trabalham com modelos modernos. “Algumas produzem roupas largas e sóbrias, com um apelo para as senhoras – o que é um terrível engano, pois atualmente as mulheres mais velhas também preferem modelos atualizados. Boas lojas Plus Size devem ter uma abordagem jovem, com vestidos, saias, camisetas e blusinhas para mulheres modernas”.

No exterior 
“Em países desenvolvidos a situação é bem diferente, pois a indústria é muito mais antenada ao mercado consumidor e parece estar mais disposta a entregar produtos adequados”, acredita a psicóloga.
Juliana conta que quando viajou para os Estados Unidos se identificou e comprou várias peças. “Espero que essa cultura chegue ao Brasil o quanto antes, pois são poucas as pessoas que podem viajar para encontrar roupas”, diz.





Nenhum comentário:

Postar um comentário