quarta-feira, 22 de maio de 2013

Cresce o número de TVs a cabo



Publicada na edição de 17 a 23 de maio de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.



A TV por assinatura já está presente em 27,9% das casas do país. Saiba o que observar quando for contratar

O setor de TV a cabo registrou mais de 173,3 mil contratos em março, atingindo um total de 16,8 milhões de assinaturas. Considerando o atual número médio de pessoas por residência, estima-se que esse serviço atinja aproximadamente 53,8 milhões de brasileiros.
Cada vez mais procurados por serem uma alternativa à programação dos canais abertos, pacotes simples de TV por assinatura oferecem programações específicas para crianças, homens e mulheres, canais de variedades, com filmes, esportes, documentários, noticiários e entretenimento em geral, além dos canais de música e de rádios. Saiba no que você deve se atentar na hora de fechar um pacote.

Preços promocionais
Muitas empresas tem o hábito de anunciar os preços dos pacotes com valores promocionais, válidos por alguns poucos meses, para atrair novos clientes. O resultado é que o consumidor paga nos primeiros meses de uso um preço reduzido e depois passa a pagar o valor da tabela.
Ao contratar o serviço atente-se aos * (asteriscos) que normalmente estão ao lado dos preços. Nestes casos eles indicam que há maiores informações sobre o valor nas linhas com letras miúdas.
O advogado Marco Antônio indica que o consumidor leia todas as informações com atenção e ao adquirir o pacote se atente ao descrito no contrato, que é o documento em que constam os compromissos e as obrigações legais entre a empresa e o consumidor.

Fidelidade obrigatória
A maioria dos contratos indicam uma “fidelidade” obrigatória de 12 meses e muitos apontam que se o cliente cancelar a prestação de serviços antes do prazo poderá receber uma multa.
“O consumidor deve ter acesso a todas essas informações antes de formalizar a compra, para decidir se é interessante ou não. A multa pode ser cobrada, desde que proporcional ao tempo de uso. Se o consumidor já cumpriu seis meses da fidelidade, por exemplo, deverá pagar apenas 50% do valor”, explica o advogado Marco Antônio.

Combos
A maioria das operadoras oferecem pacotes que contemplam TV por assinatura, internet banda larga e o serviço de telefonia fixa. Nossa equipe apurou, junto a duas grandes empresam do ramo, que se contratados separadamente os serviços saem mais baratos. A diferença de preços pode chegar até a R$ 50.
Em relação à qualidade dos serviços prestados, nas letras miúdas as empresas esclarecem aspectos de extrema relevância ao cliente. No caso da internet, por exemplo, alguns contratos explicam que a velocidade anunciada é a máxima e que ela pode sofrer variações decorrentes de fatores externos, sendo garantido apenas o mínimo da velocidade contratada – algo que pode girar em torno de 10% do que o cliente compra. O advogado explica que essa prática não pode ser considerada propaganda enganosa se o contrato informar claramente as condições.

Particularidades
Caso deseje solicitar um ponto adicional para ter a programação disponível em dois televisores da residência, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informa que a empresa é autorizada a cobrar pela instalação se essa condição estiver regulada no contrato. Antes de contratar atente-se ao fato de que poucas empresas têm cobertura em todo o território do estado de São Paulo.
Vale a pena observar também que os aparelhos disponibilizados na contratação não são do cliente. A maioria das empresas cede o aparelho, que precisa ser devolvido na rescisão do contrato.

Insatisfação
A Anatel divulgou no último dia 6 o índice de satisfação do usuário sobre os serviços de telecomunicação em 2012, que demonstrou uma piora na avaliação dos serviços prestados em comparação à última pesquisa, realizada em 2002.
A TV a cabo por assinatura recebeu a nota 56,5 (em uma escala em que 0 significa muito insatisfeito e 100 significa muito satisfeito). Em 2002 a nota atribuída a esse segmento foi de 68,2.





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