terça-feira, 5 de março de 2013

Para valorizar e enriquecer o olhar


Publicada na edição de 1 a 7 de março de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.




Destaque no rosto, uma sobrancelha bem cuidada favorece e revela os traços da personalidade


Sobrancelha ou sombrancelha? A danadinha já começa dando trabalho pelo nome. O correto é sobrancelha, sem o ‘M’. Muitas pessoas confundem, mas uma coisa é certa: a sua função no rosto é importantíssima. Reconhecida como a moldura dos olhos, a sobrancelha define a expressão facial.
Só de olhar uma pessoa já temos uma impressão sobre ela: se parece estar estressada, brava ou se é meiga, tem um jeito sedutor. Tudo isso vem do olhar e, na grande maioria das vezes, quem dá o tom é a sobrancelha. Saiba modelar e cuidar da sua.

Ao natural
O formato natural das suas sobrancelhas é aquele que, provavelmente, mais combina com o seu rosto. Se ela for carregada, dificilmente a expressão ficará bonita com uma sobrancelha muito fina – faltará harmonia. O ideal é que ela esteja sempre limpa e levemente desenhada, explica a profissional Clarice Bareze.
Para definir o desenho é aconselhável procurar um designer de sobrancelhas. Esse profissional faz medições e chega ao tamanho e modelo ideal, considerando o rosto da pessoa. Neste processo, um fio tirado do lugar errado pode fazer toda a diferença. É interessante que o profissional defina o formato e, no dia a dia, a própria pessoa vá retirando os pelos que nascerem fora do desenho.

Os formatos
As sobrancelhas arqueadas demonstram alegria e são capazes de levantar olhares caídos. As triangulares e pontudas podem criar um olhar instigante, algumas vezes bravo, outras vezes sexy. As sobrancelhas retas são marcantes e demonstram uma personalidade forte.
Mas afinal, existe sobrancelha da moda? Clarice acredita que o formato deve favorecer o rosto antes de qualquer coisa, mas atualmente as mais grossas e encorpadas estão em alta.
Muitas pessoas sofrem por terem pelos entre as sobrancelhas, que formam a famosa e temida monocelha. Ela deixa a fisionomia pesada e pode causar uma impressão de descuido. Neste caso é aconselhável retirar os pelos, e para isso há diferentes técnicas.

Mãos a obra
Caso opte por retirar os pelos com a pinça, prefira as de cabos longos e pontas quadradas, que dão mais segurança e evitam que os pelos quebrem. Ao depilar com cera, é importante ter cuidado para não retirar em excesso. Um pequeno descuido e lá se vão os fios que estruturam a sobrancelha.
Uma técnica curiosa é a depilação com linha. Ela exige um pouco de prática, mas retira os fios simetricamente. Usar gilete também é possível, mas como não são arrancados da raiz, os fios crescem rápido. Por outro lado, não dói. Cada pessoa deve avaliar o que é melhor para si.
No dia a dia, usar um pente de sobrancelhas evita que os fios fiquem espetados. Muitas mulheres usam mascara de cílios incolor para pentear e fixar os fios. Se a sua sobrancelha for falhada, Clarice dá a dica “use um pincel e uma sombra um pouco mais clara do que a cor natural e pinte preenchendo as falhas”.

Vale a pena tingir?
Para as mulheres que tem fios de cabelos brancos na sobrancelha é aconselhável colorir ao invés arrancar os pelos, para evitar falhas. As que desejam aproximar a cor da sobrancelha ao tom do cabelo, o método também é indicado.
Para preencher, é possível fazer uma maquiagem definitiva ou uma aplicação de henna. Ambas colorem os fios e pintam um pouco a pele. O resultado é uma sobrancelha marcada e bem delineada.
Segundo Clarice a duração das tinturas não é tão longa, considerando que a área do rosto está sempre muito exposta. “As pessoas lavam, limpam e passam cremes no rosto. Tudo isso faz com a tinta fixe por menos tempo”. A especialista alega que os preços das aplicações variam conforme cada região e cada salão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário