terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sapatilhas e rasteirinhas: use com cuidado


Publicada na edição de 24 a 31 de janeiro de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.



Ortopedistas esclarecem que o uso contínuo de sapatos sem nenhum salto pode prejudicar a saúde. Entenda o motivo

Nas férias, muitas mulheres abrem mão do uso diário do salto alto e se rendem a sapatilhas e sandálias do tipo “rasteirinhas” – que mantém os pés confortáveis e frescos como alternativa ao calor do verão. Os modelos são considerados itens fashions indispensáveis nesta época do ano, porém é necessário ter atenção aos possíveis danos causados pelo seu uso contínuo. Os ortopedistas André Jorge e Marcelo Pires Prado trazem esclarecimentos quanto a esta problemática, desconhecida por muitas mulheres.

Mito x Realidade
Sapatilhas e sandálias rasteirinhas passam a impressão de serem inofensivas à saúde, por não terem salto e serem confortáveis. Mas o ortopedista e especialista em pé e tornozelo, doutor André Jorge explica que o uso desse tipo de sapato exige grande esforço dos pés, pois “o impacto com o solo é maior, já que não há amortecimento. O solado rígido causa dificuldades de adaptação com as irregularidades do chão” e a repetição destes movimentos pode causar dores, inflamações e lesões no tecido fibroso existente na planta dos pés. “Dores como fasceítes plantares e metatarsalgias podem surgir”, exemplifica.
Segundo Marcelo Pires Prado, médico e cirurgião especializado em pé e tornozelo do Hospital Albert Einstein, a frequência de uso é proporcional aos danos causados. “Esses calçados são considerados confortáveis por que a pessoa sente como se estivesse descalça”.

O ideal
"O tamanho do salto ideal a ser utilizado diariamente é de dois a três centímetros, sendo de preferência do tipo plataforma [também conhecidos como saltos anabelas], macios e confortáveis", dá a dica o ortopedista André Jorge, que acredita que mesmo que o ambiente de trabalho exija o uso do salto, é apropriado dar preferência a sapatos com saltos de tamanhos saudáveis, mesmo que a mulher trabalhe sentada.
O doutor Marcelo Pires dá a dica: “Use calçados com solado rígido, salto baixo e com capacidade de absorver impactos”.

Fique na moda
Após escolher as sapatilhas e sandálias com o tamanho de salto adequado, use-as com vestidos, saias, shorts, e até mesmo com calças jeans, caso o tempo esfrie um pouco. Sandálias decoradas com pedras trazem elegância a looks básicos, tornando o sapato um detalhe que faz toda a diferença. A pedraria remete um ar chique, o que a torna ideal para ser usada em eventos de dia ou à noite.
Não esqueça de guardar as sapatilhas e sandálias com cuidado após o uso, pois o carnaval está chegando e elas com certeza serão úteis para cair na folia sem sair da moda.






Nenhum comentário:

Postar um comentário