terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Nas férias, faça cursos


Publicada na edição de 11 a 17 de janeiro de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.



Busque por atividades interessantes, que aliviem o estresse e até mesmo que ajudem na sua carreira

Muitas pessoas fazem cursos nas férias pelo prazer e o bem estar que as atividades lhe proporcionam. Outras realizam cursos voltados à profissão, em busca de aprimoramento e preparo para o mercado de trabalho.
Fazer um curso relacionado a sua área de interesse pode confirmar se é realmente aquilo que deseja para a sua carreira antes de entrar na faculdade ou até mesmo antes de mudar de profissão.
As horas livres nas férias podem se tornar o período ideal para aprender aquilo que sempre desejou e não teve tempo no decorrer do ano.

Para relaxar
 “O período de férias é o único momento em que consigo me desligar de tudo e relaxar” afirma Vanessa Gomes, 21 anos, que trabalha e estuda. Ela procura fazer atividades descontraídas, voltadas àquilo que gosta.
A estudante, que nas férias de junho fez um curso para aprender a dirigir, revela: “Faria outro curso por hobby, de alguma coisa que goste, aulas de dança por exemplo. Mas não faria por obrigação, férias foram feitas para descansar a cabeça”.

Aperfeiçoando
A bancária Flávia Moia, 39 anos, gosta da ideia de realizar cursos sobre temas de seu interesse. “Os cursos de comunicação empresarial e comunicação escrita sempre me atraem. Também participo de workshops de dança do ventre, pois é a época em que as professoras aproveitam para dar aulas extras”.
Flávia explica o lado bom de fazer cursos no período de férias escolares. “O trânsito fica bem melhor, já que esses cursos são geralmente ministrados à noite”. Mas lamenta: “O único problema é estar longe dos filhos”.
Para ela o período também é bom para universitários, que podem enriquecer o currículo com diversos cursos sem comprometer a rotina do trabalho e dos estudos.
“Outro fator positivo é a possibilidade de pessoas de diversas regiões do país poderem aproveitar as férias para estudar nas capitais, onde estão as melhores escolas”, explica.

Faça o teste
Que tal fazer um curso nas férias para se aproximar da profissão que você deseja? Pôr a “mão na massa” pode te dar certeza se é aquilo que realmente quer para a sua carreira. Um exemplo é o curso para repórteres de televisão, oferecido pelo jornalista Arnaldo Ferraz.
“Indico o curso para qualquer pessoa interessada em trabalhar na área, para que a conheça antes de entrar na faculdade. O projeto é interessante principalmente para alunos que já estão na faculdade e que querem se preparar para o mercado, e também, é claro, para aqueles que estão pensando em mudar de profissão”, explica Arnaldo.
O curso foi criado para expor os alunos em situações reais, como gravações nas ruas e produção de reportagens completas, que na maioria das vezes não são possíveis na faculdade. O estudante Eder Tofanelli, de 27 anos, fez o curso e explica: “Sempre quis ser repórter, mas aí estava o problema: eu não sabia ser repórter. O curso me ajudou a colocar um tijolinho na parede do meu sucesso”.
Eder acredita que ao gostar de uma profissão é importante aprender a fazê-la e recomenda que as pessoas façam cursos sobre assuntos que lhe interessem nas férias. “Na verdade, não só nas férias, mas também em qualquer período do ano e da vida”, dá a dica o rapaz que se formará em jornalismo no ano que vem.

Em alta
 “O Senac recebe grande número de alunos nesse período. Nos meses de janeiro a março procuramos diversificar nossa programação” afirma Fábio Garcia, técnico em desenvolvimento profissional do Senac de Osasco. Segundo ele, os cursos mais populares são os de geração de renda: Depilação, manicure, pedicure, técnicas básicas de gastronomia e de confeitaria.
Ele explica que, como o mercado de trabalho vêm exigindo certas habilidades, os cursos de computação, excel avançado, técnico em enfermagem e em contabilidade, por exemplo, acabam sendo procurados.
O Senai também oferece cursos específicos nesse período e, segundo a coordenadora de atividades técnicas Sonia Maria Martins, “os cursos disponibilizados nos meses de férias permitem que o aluno adquirira a formação profissional num intervalo de tempo relativamente curto”.

Cursos online
Uma boa maneira de aproveitar o tempo livre sem sair de casa é a realizar cursos pela internet. Muitas empresas disponibilizam cursos gratuitos para a população. O site da FGV (Fundação Getúlio Vargas) oferece conteúdos e materiais didáticos gratuitos voltados à área de finanças pessoais, sustentabilidade e empreendedorismo. Na lista há cursos sobre como organizar o orçamento familiar, como fazer investimentos e como planejar a aposentadoria.
Outra empresa que oferece em seu portal na internet cursos gratuitos é a Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Um dos cursos, ‘Como Vender Mais e Melhor’ ensina o aluno a criar um planejamento de vendas que ajude a melhorar os resultados dos seus negócios. Muitas páginas na web oferecem cursos gratuitos ou a preços populares. Vale a pena conferir.







Nenhum comentário:

Postar um comentário