terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Freelancer garante dinheiro extra nas horas vagas

Publicada na edição de 08 a 14 de agosto de 2014 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.

Quem se dedica a trabalhar de maneira independente agrega também experiência e maturidade profissional

Nas áreas de jornalismo, design, propaganda e tecnologia da informação, entre outras, é comum haver profissionais freelancers, que oferecem seus trabalhos ou projetos para diversos clientes, sem formalizar nenhum vínculo empregatício.
O exercício dessa atividade é uma tendência atual do mercado. Os contratantes podem adquirir o serviço sem precisar arcar com as diversas responsabilidades que vêm com um vínculo empregatício e os freelancers conseguem ganhar dinheiro em uma crescente proporcional à quantia e a qualidade dos trabalhos que produzem, além de agregar conhecimento e força em sua área de atuação.
“O principal problema de ser freelancer é que em determinados períodos há diversas propostas e pouco tempo para aceitar todas, e em outros períodos sobra tempo e falta trabalho”, aponta o economista, administrador e consultor Laerte Leite Cordeiro.

Freelancer de sucesso
Para obter um bom desempenho, é preciso: ter uma agenda organizada, ser realista nos prazos que estabelece com os clientes, desenvolver bem sua marca pessoal e, principalmente, ser especialista em algo, mesmo sabendo um pouco de tudo.
Um freelancer de sucesso é aquele que é procurado por diversas pessoas por desenvolver algo com perfeição. Para chegar a esse nível, é preciso reconhecer quais são os seus pontos fortes e especializar-se neles. “Enquanto os generalistas encontram em pequenas e médias empresas o seu mercado preferencial, os que são especialistas em algo conseguem grandes clientes e oportunidades únicas”, prevê Laerte.

Primeiros clientes
Segundo Sílvio Celestino, sócio-fundador da Alliance Coaching, para conseguir os primeiros clientes, ter ousadia e persistência é fundamental. “No início, o freelancer deve saber abordar as pessoas e apresentar o seu trabalho. É interessante falar sobre os seus propósitos e os seus valores, expondo como gostaria de conhecer os desafios dos clientes e ajudar a superá-los”.
Ter um relacionamento transparente com cada cliente é uma das garantias de que ele o procurará em um próximo projeto ou necessidade, além de o indicar para colegas. O network (rede de contatos) é umas das principais ferramentas de trabalho de um freelancer.

Assinando contratos
Segundo especialistas, é imprescindível assinar contratos para cada trabalho fechado, pois eles são as garantias de que o contratante receberá o sérvio solicitado e que o valor será pago no prazo acordado.
“Não se sinta constrangido em impor um contrato. Você deve ser respeitado como um profissional e o relacionamento com o cliente deve ser formalizado”, aponta Silvio Celestino. “Sem um contrato não há garantias, pois o cliente se sente na liberdade de mudar o escopo do trabalho e o prazo de pagamento”.

Estabelecendo o preço
“Para estabelecer o preço dos meus primeiros trabalhos eu calculei o quanto eu ganharia por hora se estivesse trabalhando como funcionária de uma empresa. Nesse valor, inclui um extra – considerando que iria trabalhar em um horário não comercial (à noite) e usando os recursos da minha casa, como energia elétrica, água, etc. Assim, vendia o meu trabalho de acordo com as horas que eu iria me dedicar a ele”, conta a designer gráfica Juliana Pereira. “Hoje, tenho mais experiência e cobro preços específicos para cada tipo de trabalho que executo”.
Uma boa alternativa é questionar colegas de trabalho que já atuam no ramo, a fim de conhecer o valor médio cobrado pelo mercado.

Assegure-se
Aos freelancers é indicado o mínimo de conhecimento financeiro para que possa criar e gerir o seu fluxo de caixa, pagar os tributos (impostos e taxas) adequadamente e garantir uma reserva de dinheiro para quando houver poucos trabalhos ou mesmo para a aposentadoria.

“Ser um freelancer não deve ser um mecanismo para ganhar dinheiro mais rápido. O profissional precisa estabelecer uma estratégia de marketing e vendas para sobreviver e crescer. Além disso, é importante saber a hora apropriada para tirar férias e descansar, ou então acabará esgotado”, aponta Sílvio Celestino.

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