terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A pós-graduação em universidades públicas

Publicada na edição de 29 de agosto a 04 de setembro de 2014 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.

Conheça o processo seletivo e os pré-requisitos para a especialização nessas instituições

O estudante que pretende cursar a pós-graduação em uma universidade pública de São Paulo deve ter ciência de que precisará atender a importantes pré-requisitos, que variam de acordo com o curso. Alguns dos mais comuns são: ter fluência em uma língua estrangeira, apresentar conhecimentos sobre a área de atuação e submeter o seu projeto de pesquisa para avaliação – além de passar por entrevista e análise do currículo e desempenho na graduação.
“Os pré-requisitos visam permitir que os candidatos aprovados desenvolvam pesquisas de qualidade, que contribuam para o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do Brasil”, aponta a pró-reitora de pós-graduação da USP (Universidade de São Paulo), Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco.
A pró-reitora de pós-graduação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Rachel Meneguello, explica que “os processos seletivos atendem as necessidades básicas dessa etapa de especialização, em que o desenvolvimento da pesquisa é responsabilidade do aluno”.
Conheça melhor as exigências mais comuns dos cursos e programe-se para avançar nos estudos.

Prova de conhecimentos gerais
As universidades públicas de São Paulo oferecem cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. Alguns são classificados como lato sensu (voltados à formação de tecnólogos, licenciados ou bacharéis) e outros como stricto sensu (voltados à formação científica e acadêmica, ligados à pesquisa, como mestrado e doutorado).
Os pré-requisitos e as avaliações variam de acordo com a universidade e o curso escolhido, mas é exigência comum no processo seletivo da maioria das universidades públicas o bom desempenho em uma prova escrita que aborda o tema do curso. É comum que as universidades disponham a bibliografia necessária para a execução da prova.

Avaliação do currículo
Em muitas universidades, a avaliação do currículo/portfólio e do histórico de graduação do candidato é uma das etapas do processo seletivo. A nota desta análise costuma ter um peso de 20% na avaliação geral, mas varia de acordo com o curso desejado.
Para o doutor em bioquímica, Fabio Cordeiro, essa avaliação favorece aqueles que têm atividades extracurriculares, mas não inibe o acesso daqueles que estão iniciando a carreira. “Os projetos de iniciação científica e demais atividades extracurriculares trazem distinção a quem os fez, pois denotam experiência de bancada e de manuseio de dados. Mas quem não tem essa experiência pode tirar proveito das outras etapas do processo seletivo, como a prova de conhecimentos gerais, por exemplo”.

Projeto de pesquisa
É bastante comum que as universidades públicas e suas extensões avaliem o projeto da pesquisa que o estudante pretende desenvolver durante o curso. “O projeto deve apresentar com clareza o objeto de estudo do candidato e as bases teóricas que motivam o seu interesse e sustentam a sua pesquisa”, aponta a pró-reitora da Unicamp Rachel Meneguello.
Nesta etapa, vale a pena obter informações detalhadas sobre a elaboração do projeto diretamente com a coordenação do curso pretendido.

Domínio de outra língua
A proficiência em uma língua estrangeira é pré-requisito em muitos cursos. Durante o processo seletivo, algumas universidades aplicam uma prova – na qual o candidato precisa evidenciar o seu domínio da língua – e outras exigem um certificado de proficiência – que costuma ser emitido por grupos estrangeiros, após o bom desempenho do estudante em provas orais e escritas.
A pró-reitora da USP, Bernadette Dora, esclarece que “a bibliografia de boa parte dos cursos de pós-graduação é em língua estrangeira e o contato com pesquisadores e centros de pesquisa localizados no exterior é comum durante o curso”.

Bolsas de estudo 
As fontes de financiamento para bolsas de pós-graduação (mestrado e doutorado) mais populares do Brasil são o Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e os financiamentos bancários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário