segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Um ano para realizar seus sonhos

Publicada na edição de 20 de dezembro de 2013 a 16 de janeiro de 2014 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.

Ele está aí: 2014 promete ser próspero e permitirá que cada brasileiro sonhe, planeje e realize o que bem entender

A cada dia, temos a possibilidade de fazer diferente. Mudar, planejar e realizar sonhos. Mas, por mais que cada manhã represente uma nova possibilidade, nos últimos dias do ano ficamos todos muito cansados. Parece que carregamos nos ombros todos aqueles momentos de trabalho, estudo e dedicação, além das perdas e das vitórias conquistadas nos últimos doze meses.
A virada de ano é tida como uma excelente possibilidade de melhoria e mudança, uma grande nova oportunidade. É incrível como os ânimos se renovam, planos são feitos e a fé de que em 2014 dará tudo certo é instaurada em todos. E, que assim seja: que o próximo ano seja de sucesso para todos.
Reunimos dicas de especialistas para que seja possível realizar sonhos, sejam eles quais forem: comprar um automóvel, um imóvel, se reconciliar com alguém, retomar os estudos, casar, ter filhos, viajar para um local especial, enfim. Com as energias renovadas, é preciso reunir esforços e buscar métodos para atingir os seus objetivos.

Quero voltar a estudar
Fazer faculdade, especialização, ou cursos que tenham a ver com a sua área de interesse são sempre boas pedidas. Afinal, conhecimento nunca é de mais. A dica neste caso é procurar por cursos que tenham matérias que serão utilizadas na vida prática. Do contrário, é perda de dinheiro.
A psicopedagoga Betina Serson, avalia que aqueles que têm filhos pequenos são os que sofrem maior dificuldade neste quesito. “Os pais precisam procurar um parente fique em casa ou ajude com as crianças, ou colocá-los para fazer atividades extracurriculares. O mais importante é explicar a eles os motivos que os levam a voltar a estudar – que normalmente giram em torno da busca por uma melhor qualidade de vida para toda a família”.

Guinada profissional
Atualmente você trabalha em uma área, como administração ou treinamento, mas deseja atuar em outra? A dica do coaching Sílvio Celestino é que a mudança seja feita dentro da própria empresa. “Dificilmente as corporações contratam profissionais sem nenhuma experiência na área. Portanto, prefira buscar a nova vaga dentro da empresa atual, pois, neste caso, o RH e seus chefes já conhecem o seu potencial”.
Agora, se a intenção é mudar de empresa, Laerte Leite Cordeiro, consultor em recursos humanos, indica: “Atualize o seu currículo, defina o seu objetivo e o foco profissional com clareza, monte uma estratégia de ataque ao mercado e prepare-se para enfrentar processos de seleção difíceis”.
Os especialistas apontam que se for abrir uma empresa a pessoa deva ponderar se o negócio tem altas possibilidades de ser próspero. Além disso, não deve ser investido nele todo o dinheiro que se
tem, pois nunca há a certeza de que o empreendimento realmente dará certo.

Minha meta é comprar
Está nos planos de muitas pessoas comprar um carro novo ou uma casa própria. Para qualquer caso, é preciso ter comprometimento financeiro e empenho para não gastar dinheiro com itens supérfluos. “Essa tarefa exige planejamento e disciplina para atingir o objetivo”, diz o consultor financeiro Leandro Cordeiro. A dica é poupar parte do salário e pagar o máximo possível à vista, ao invés de optar por carregar essas e outras dívidas por anos.

Investindo nos relacionamentos
O desejo de fazer as pazes com quem se tem alguma desavença costuma se fortalecer na virada do ano. “Nessa época, surge a vontade de se reparar com a vida. E as pessoas fazem isso, por meio da reparação com outras e/ou consigo mesmas”, acredita Juliana Vargas, formanda em Psicologia. Para a especialista, se a intenção for gerar paz para as pessoas envolvidas, a reconciliação deve ser buscada.
Para aqueles que desejam casar em 2014, a dica é ter esclarecidos os objetivos e expectativas. “O desejo é o que move as pessoas. Vejo no casamento a vontade de ter um companheiro e, com ele, segurança”.

Ao contrário dos outros sonhos, a vontade de ter um filho não é despertada apenas na virada do ano, mas de acordo com o desejo do casal. Neste caso, é importante ter reservas de “investimentos para essa nova vida: amor, carinho, respeito e a preocupação de que ela seja feliz”, acredita Juliana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário