segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Tenha um destaque positivo na empresa

Publicada na edição de 14 a 20 de fevereiro de 2014 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.

Qualificação, comportamento profissional, dedicação e um algum sacrifício são os ingredientes do sucesso

Há quem dê duro, trabalhe com responsabilidade, e não veja o reconhecimento. Há também quem reclame da falta dele sem perceber que na verdade não se dedica o suficiente. Considerando a agressividade do mercado e a concorrência cada vez mais acirrada, reunimos dicas de especialistas para que bons profissionais consigam se destacar positivamente no ambiente de trabalho.

Tenha boa qualificação
Um dos requisitos básicos para preencher vagas e transpor cargos dentro das empresas é que o profissional tenha estudado e costume frequentar salas de aula. Além de garantir o nível de conhecimento necessário para exercer a profissão, aquele que estuda demonstra claramente que deseja aprender cada vez mais – e é por pessoas assim que a maioria das empresas procura.
“Ter boa qualificação é fundamental. O mundo é como uma escada rolante que você precisa subir – e ter uma boa qualificação é uma das formas de subir mais rápido”, exemplifica o consultor Sílvio Celestino. Segundo ele, é importante que o profissional se preocupe em estudar em instituições de renome, pois elas apontam a qualidade do ensino recebido.

Comportamento profissional
“Contribua com a empresa em todos os momentos. Demonstre essa contribuição em seu comportamento, em seus diálogos e em sua imagem pessoal, inclusive nas redes sociais. As empresas precisam de pessoas que as representem bem em todos os momentos. O bom comportamento profissional é algo que todos os seus líderes apreciam, pois valoriza a empresa”, indica Sílvio.
Portanto, ser pontual, ter um bom relacionamento com os colegas, se vestir adequadamente e prever e driblar contratempos no ambiente de trabalho soma muitos pontos. O consultor de carreiras e executivos Laerte Leite Cordeiro acredita que o bom comportamento profissional sempre é percebido pelo superior, assim como as más condutas também são. “Como o sucesso de qualquer chefe depende da sustentação de seus subordinados, que o ajudam em suas responsabilidades, o comportamento dos membros da equipe – seja bom ou ruim – é facilmente percebido”, diz.

Dedique-se
A dedicação, ou a falta dela, é sempre percebida por aqueles que estão por perto, e principalmente pelo líder. “Não adianta fingir que se dedica ao trabalho e achar que ninguém está vendo”, diz Sílvio Celestino. Quem deseja se destacar no ambiente de trabalho precisa contribuir com boas ideias, propor alternativas aos problemas e superar metas. “O algo a mais, a pró-atividade, o esforço extra e a disponibilidade para resolver eventuais situações são os caminhos para uma carreira de sucesso”, aponta Laerte Leite Cordeiro.

Sacrifícios são necessários
Segundo Laerte, “nenhuma empresa inteligente cobra que seus funcionários sejam ‘fissurados’ por trabalho”. Elas esperam, sim, que eles colaborem de maneira efetiva.
“Se você deseja ter uma vida profissional de sucesso, precisa aprender a contribuir verdadeiramente com a empresa. Só assim as oportunidades acontecem. Quem não se dedica dificilmente verá a sua carreira atingir níveis mais elevados, que é onde se pagam os melhores salários. Sem sacrifícios, não há ganhos significativos, principalmente em longo prazo”, explica Sílvio Celestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário