segunda-feira, 15 de setembro de 2014

E você, vai cair na folia neste Carnaval?

Publicada na edição de 28 de fevereiro a 06 de março de 2014 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.

Cada vez mais populares em São Paulo, blocos de rua se organizam e prometem grandes festas em família

Tradicionais no Rio de Janeiro, os blocos de Carnaval estão virando mania também em São Paulo. Em 2013, alguns levaram até 20 mil foliões espontaneamente às ruas, sem muito aviso ou planejamento. Neste ano, a folia tende a ficar mais organizada. Pela primeira vez, a prefeitura paulistana abriu um cadastro para programar os desfiles dos blocos independentes da cidade.
Conheça opções de folias gratuitas para crianças e famílias, blocos que tocam ritmos diferentes do samba e aqueles que agregaram foliões estrangeiros, reunindo culturas. Há, também, blocos tradicionais que só fazem festa depois Carnaval. Escolha o seu e bom divertimento.

Leve os pequenos
Bloco Bebê
Pais, crianças e bebês estão convidados para a folia, em que até integrantes da banda levam seus filhos bebês em "slings" (panos amarrados junto ao corpo). Os shows têm samba, frevo, maracatu e marchinhas em auditórios e ao ar livre.
Quando: Dias 1, 2, 3, e 4, às 11 horas
Onde: Sesc Vila Mariana – Rua Pelotas, 141. Vila Mariana

Bloco Emílias e Viscondes
Criado em 2006, o bloco infantil da biblioteca Monteiro Lobato sai anualmente pelas ruas da Vila Buarque. Crianças fazem as próprias fantasias, tocam bateria e cantam marchinhas inspiradas em personagens do Sítio do Picapau Amarelo.
Quando: Dia 28. Concentração às 14 horas e desfile às 15 horas
Onde: Nas ruas ao redor do quarteirão da biblioteca Monteiro Lobato. Encontro na Rua General Jardim, 485. Vila Buarque

Tradicionais para todas as idades
Bloco do Jegue Elétrico
Completando 14 anos, o bloco mantém a tradição de levar a estrutura do seu som numa bicicleta. Com letras próprias e bem humoradas, o bloco, que acolhe adultos e crianças, já lançou até CD.
Quando: Dia 1º, às 16 horas
Onde: Encontro das ruas Cardeal Arcoverde e João Moura, em Pinheiros

Bloco Esfarrapado
Existente desde 1947, o bloco desfila todos os anos no bairro do Bixiga. Em 2013, atraiu mais de 10 mil pessoas. A banda intercala marchinhas tradicionais de Carnaval e sambas-enredo da escola Vai-Vai.
Quando: Dia 3. Concentração às 10 horas e saída às 13 horas
Onde: Rua Conselheiro Carrão, 466. Bixiga

Multifacetados
Bloco Batida Livre
O bloco tem como essência fazer valer no Carnaval ritmos menos tradicionais, como o samba rock, o reggae, o hip hop e o maracatu. Quem não gosta de samba também pode cair na folia nas ruas de São Paulo.
Quando: Dia 2, às 14 horas
Onde: Praça Dom José Gaspar, República

Samba do Gringo Doido
O bloco tem integrantes de diversas nacionalidades e convida a todos para descobrir ritmos de outros carnavais. Neste ano, terá integrantes da Argentina, Chile e Colômbia, mesclando ritmos as marchinhas brasileiras.
Quando: Dia 3, às 20 horas
Onde: Rua Belmiro Braga, 216. Vila Madalena

Diversão pós-carnaval
Cordão do Jamelão
Tradicionalmente, o bloco só sai três dias após o Carnaval, como uma despedida. Criado em 2006 pelos amigos Jamelão, Ivan e Orlando, a essência do bloco é festejar de maneira familiar e harmônica.
Quando: Dia 8, às 14 horas
Onde: Rua Rui Barbosa, Bela Vista

Casa Comigo
O bloco Casa Comigo surgiu da ideia de um grupo de moradores da Vila Beatriz que queriam propagar alegria e amor no carnaval de rua. “Noivinhos” e “noivinhas” desfilam no divertido e apaixonado bloco.
Quando: Dia 16, domingo, às 14 horas
Onde: Rua Beatriz, 61. Vila Beatriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário