sexta-feira, 14 de junho de 2013

E se eu não quiser me maquiar?

Publicada na edição de 14 a 20 de junho de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.



Esse “acessório” deve ser encarado de maneira divertida. Afinal, nenhuma mulher tem obrigação de usar maquiagem


“Nem no trabalho nem na faculdade eu uso maquiagem, principalmente por conta da correria do dia a dia. Deixo pros finais de semana, pra sair com os amigos ou com o namorado, quando tenho mais tempo para me arrumar”, conta Bianca Dias, 23 anos. Assim como ela, muitas brasileiras não têm o hábito de se maquiar diariamente.
O consultor de moda Luis Araújo afirma que ao longo do tempo a maquiagem já teve diversas funções, mas manteve a sua essência: a intenção de evidenciar a identidade de cada um. A consultora de beleza Renata Monteiro acredita que atualmente as pessoas procuram o bem estar e a saúde física e mental. “Neste cenário a imagem pessoal é muito importante. Quando uma mulher se olha no espelho e gosta do que vê instantaneamente fica mais feliz, mais leve, mais produtiva e se relaciona melhor”, alega.
Conheça a opinião das adeptas e não adeptas, além do parecer de especialistas em moda e beleza.

A sociedade impõe?
O consultor de moda Luis explica que para ser aceito em sociedade o ser humano precisa agir, falar, se vestir e ter um comportamento parecido com o daqueles com quem convive. “Usar maquiagem é uma opção, mas a maioria das pessoas já incorporou essa atitude como uma característica do seu comportamento. Ao agir diferente de um comportamento generalizado na sociedade em que vive você começa a fazer parte de uma minoria e existe um olhar diferente para todas as minorias”, afirma o consultor.
Joyce de La Bandeira, 36 anos, acredita que ninguém deve se sentir mal por não usar maquiagem. “É a escolha de cada um. Mas acho sim que todas precisam se permitir a experiência de utilizá-la e perceber os resultados, que em minha opinião são espetaculares”, diz.

Divirta-se
A editora de beleza da revista Vogue, Victoria Ceridono, acredita que a maquiagem pode e deve ser encarada com uma coisa divertida. “Primeiro por que ela é uma aliada. Não da pra negar, a gente fica melhor com uma correção aqui, outra ali. Segundo por que mesmo sem fazer grandes ousadias da para variar o visual do dia-a-dia variando a cor dos batons, das sombras, lápis, blushs etc”.
Joyce acredita que ao se maquiar a mulher se sente mais bonita e isso influencia no bom desempenho daquilo que faz. Bianca concorda, em partes. “As pessoas precisam apresentar uma boa imagem sim, mas acredito que isso se dá pelo conjunto: roupas, cabelo, comportamento, postura. Pra ser bonita a mulher não precisa necessariamente estar maquiada”, afirma a jovem.

Cada vez melhor
A consultora de beleza Renata Monteiro acredita que a maquiagem já se tornou algo do cotidiano das mulheres e aquelas que não têm o domínio procuram inclusive fazer cursos para aprender. Renata ministra aulas de automaquiagem e afirma que a sua agenda está sempre lotada. “As mulheres querem melhorar a sua imagem justamente por acreditar que ela está ligada ao seu desempenho. Não é á toa que as academias estão cada vez mais movimentadas”. Assim como a consultora, Joyce considera a maquiagem um algo a mais na sua apresentação, em qualquer ambiente que seja.
O consultor de moda Luis Araújo explica que usar maquiagem induz as mulheres a se cuidarem, pois as mantém preocupadas com a saúde da pele. “Inclusive hoje em dia a maquiagem de boa qualidade hidrata e nutre. Um bom batom, por exemplo, tem a função de proteger e hidratar os lábios, principalmente nos dias de frios”, conta o consultor de moda.

Sempre saudável
Os cuidados com a pele devem existir com ou sem a maquiagem. “Me preocupo com a saúde da minha pele, uso protetor solar e hidratante todos os dias”, conta Bianca.
Victoria Ceridono, editora de beleza da revista Vogue, acredita que quanto mais bem cuidada e bonita estiver a pele, menos ela precisa ser coberta por base, corretivo e pó. “Esses produtos são aliados que realçam os pontos fortes do rosto com naturalidade”. Victoria indica, e não abre mão, da rotina básica de limpar, tonificar e hidratar a pele diariamente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário