quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Use e abuse das flores na decoração do lar

Publicada na edição de 19 a 25 de setembro de 2014 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.
  
Com a chegada da primavera, as plantas dão charme à residência. Conheça as indicadas para cada cômodo
  
Uma das funções básicas de um lar é possibilitar aos seus moradores o descanso e a revitalização. Através da decoração é possível gerar sensações positivas aos moradores e visitantes, como alegria, tranquilidade e aconchego. Nesse quesito, as flores são excelentes aliadas.
“Elas contribuem para a melhoria do estado de espírito de quem está no ambiente. Além disso, ter flores em casa é um sinal de cuidado e carinho”, acredita Rosana Silva, designer de interores e dona do blog Simples Decoração.
Com a proximidade da primavera – que chega na próxima terça-feira, 23 de setembro – vale a pena conhecer as dicas de decoração baseadas nas flores.

De que cor?
Não há regra: as flores podem combinar ou não com as cores dos cômodos. A opção só depende do gosto do morador. “Cores contrastantes chamam bastante atenção e trazem força, enquanto cores harmônicas dão um visual mais delicado e sutil”, aposta Rosana.
Portanto, em um cômodo claro - composto por cores como branco e bege - flores claras adicionam um charme sutil, e flores de cores fortes, como vermelho, rosa e roxo, se destacam na decoração e trazem a energia e a alegria necessária.
Mas atenção, antes de levar uma flor para casa, faça uma rápida pesquisa sobre a espécie na internet ou pergunte para um especialista se ela é inofensiva. Algumas, como a Copo-de-leite e a Comigo-ninguém-pode são tóxicas.

Onde colocar?
Não adianta escolher as flores mais bonitas e colocá-las no lugar errado da casa, pois elas podem não sobreviver.
Para a cozinha, por exemplo, que costuma ser iluminada e úmida, o Crisântemo é uma boa indicação. “Em ambientes úmidos é importante diminuir a quantidade de água colocada nos vasos e garantir a drenagem. Plantas como suculentas e cactos não resistem a estes ambientes”, aponta Rosana.
Já para perto das janelas ou para pontos da sala e dos quartos onde há a incidência direta de luz solar são indicadas Azaleias, Sempre-vivas e Onze-horas.
“Praticamente todas as flores necessitam de um mínimo sol diário, seja direta ou indiretamente. Mas as Begônias, Rosas de pedra, Lírios da paz, Violetas e Antúrios sobrevivem bem em ambientes com pouca luz”, assegura Rosana. Uma boa indicação para os quartos são as Kalanchoes, por se adaptarem a diferentes quantidades de luz, serem baratas e fáceis de encontrar.
Independente do cômodo, não se esqueça de manter as pétalas das flores sempre limpas, sem poeira, para não atrapalhar o processo de fotossíntese, e de não deixá-las expostas ao vento ou ar-condicionado, pois isso pode ressecá-las.

Vaso diferente
Você sabia que objetos antigos, como jarras e bules, e itens reaproveitáveis, como garrafas e latas, podem ser utilizados como vasos? Só é preciso adequá-los para receber as flores.
“É importante que os recipientes recebam furos na parte inferior para permitir que a água flua para fora, e que neles sejam colocados os materiais necessários para a saúde da planta - manta para drenagem, pedrinhas e depois a terra”, indica Rosana Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário