quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Saiba como economizar combustível

Publicada na edição de 31 de outubro a 06 de novembro de 2014 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.


Carro desalinhado, pneus murchos e peso desnecessário exigem esforço extra do motor e demandam gasolina

Segundo avaliação do Inmetro, os carros mais econômicos vendidos no Brasil chegam a rodar 14 quilômetros por litro de gasolina. Carros populares, como o Renault Clio, Fiat Novo Uno e Fiat Palio fazem em média 12 quilômetros por litro.
Considerando os preços médios da gasolina e do álcool atualmente (R$ 2,70 e R$ 1,70, respectivamente) , os gastos mensais de cada condutor variam de acordo com o modelo do veículo, os quilômetros que costumam ser rodados diariamente e as características de uso – hábitos particulares do motorista.
Saiba o que pode ser mudado ou melhorado em sua rotina para economizar combustível.

Saúde do carro
Quando a atenção aos detalhes é pequena, as despesas com combustível e manutenção podem ser grandes. Um caso comum é a não calibração dos pneus. “O consumo de combustível aumenta bastante com a falta de pressão nos pneus porque murchos ele criam ainda mais atrito com o chão, não ‘desliza’ na pista”, explica o mecânico João Almeida. Se o motor se esforça mais para garantir a aceleração, com certeza mais combustível é consumido.
Esquecer de manter o carro alinhado também é um fator que prejudica o funcionamento do veículo e eleva a despesa com combustível. “Um carro se desalinha quando passa constantemente por buracos. É importante verificar o alinhamento a cada 10 mil quilômetros”, indica João.
Segundo o mecânico, para entender como o desalinhamento exige mais do motor basta reparar na força feita ao empurrar um carrinho de mercado que está com as rodas tortas.
Fazer do porta-malas um segundo depósito tende a acelerar o consumo de gasolina, pois é necessário maior esforço para que o carro se movimente. O mesmo se aplica a deixar itens em cima do carro, nos bagageiros suspensos ou nas travas de fixação, e a circular todos os dias com muitos passageiros.

Direção correta
Para João de Almeida, um dos principais erros cometidos por motoristas é não utilizar a marcha adequada para cada momento, o que força o motor. “É só decorar: a segunda marcha vai bem até atingir 30 km/h. Daí até 50 km/h, a terceira marcha é a ideal. Disso até 60 km/h é bom usar a quarta marcha. Se ficar nessa velocidade por bastante tempo ou correr mais, use a quinta”, explica o mecânico. O importante, segundo ele, é não ‘abusar’ da marcha, exigindo velocidade até o seu limite.
João Almeida indica que o motorista sempre prefira vias retas àquelas com muitas curvas, pois o motor se esforça mais na segunda situação, e acaba gastando mais gasolina. Ao parar o veículo, seja para conversar com alguém ou ficar estacionado por certo tempo, o melhor é desligar o carro.
Aos mais afoitos no volante, João avisa que frear e acelerar com frequência é “prejuízo para o bolso”. “Quem tem o pé ‘pesado’ gasta mais com gasolina”, diz o mecânico.

Abastecimento responsável
“Coitado de quem acha que está fazendo bom negócio ao colocar a gasolina mais barata”, brinca João Almeida. Segundo ele, não vale a pena correr o risco de alimentar o carro com gasolina adulterada, pois ela pode causar diversas falhas no carro. “Você sabe que a gasolina é boa quando ela tem cheiro forte”, acredita o mecânico.
Andar com o tanque na reserva também não é recomendável, pois isso pode danificar a bomba de combustível.
João explica que sempre que a luz de injeção estiver acessa é importante procurar um mecânico com urgência, pois ela indica que algum problema está acontecendo e que o próprio sistema irá ‘disfarçar’ a crise por certo tempo. Para isso, ele consumirá bastante combustível.

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