quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Basquete brasileiro não consegue medalhas

Publicada na edição de 12 a 18 de setembro de 2014 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.

Última vitória foi o Pan-Americano de 2007. A seleção masculina não vence um Mundial desde a década de 1960


Parece sina: assim como nas Olimpíadas de Londres de 2012, a seleção brasileira masculina de basquete abandonou a Copa do Mundo da Espanha deste ano nas quartas de final, após a vitória da Sérvia por 84 a 56, na última quarta-feira, 10.

A história se repete
Muitos dos jovens que estavam na seleção de 2012 se reencontraram neste ano com sede de medalhas, mas o grupo foi desclassificado de maneira vexatória. Passou o jogo perdendo por uma diferença pequena, mas no terceiro tempo se atrapalhou no ataque e deixou os sérvios marcarem, fechando a desvantagem de quase 30 pontos. “Não tem muita explicação. A Sérvia jogou muito bem os 40 minutos e foi ganhando confiança a cada cesta. É uma derrota amarga”, alegou o pivô Nenê Hilário à Confederação Brasileira de Basketball.
Afinal, porque a seleção brasileira não vence um Mundial desde 1963? A sua última disputa pelo ouro foi em 1970. O mesmo se aplica as Olimpíadas, onde o Brasil alcançou apenas medalhas de bronze em 1948, 1960 e 1964. Não há craques suficientemente bons nessa modalidade? Faltam investimentos?
O Jornal do Trem & Folha do Ônibus entrou em contato com a assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Basketball, mas não obteve nenhuma resposta.

À Sérvia, os créditos
A seleção que entrou em quadra no jogo da eliminação não parecia ser a mesma que fez as demais partidas do Mundial – tanto que na fase anterior ganhou da Sérvia, de 81 a 73. As falhas nos arremessos e a marcação completamente perdida deixaram incrédulos os torcedores e o próprio técnico Rubén Magnano, que declarou à CBB: “Tivemos um momento emocional terrível no terceiro tempo e não conseguimos mais entrar no jogo. Esta situação é muito triste”.
Quem se beneficiou com o apagão do Brasil foi a Sérvia, que enfrenta a França nas semifinais na próxima sexta-feira, 12, às 17 horas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário