terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A aposta nas bases

Publicada na edição de 22 a 28 de agosto de 2014 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.

Dunga deu lugar a oito estreantes na seleção brasileira principal – seis deles já atuaram nas Sub-17 e Sub-20

Na última quarta-feira, 20, a seleção brasileira Sub-20 trouxe para casa o título de campeão do Torneio de Cotif, realizado na Espanha. Das seis partidas que lá disputou, a seleção perdeu as primeiras duas e ganhou as últimas quatro. A vitória, gerou respiro aliviado aos cartolas brasileiros – essa é uma boa notícia dentro do mundaréu de falhas apontadas no investimento e na administração do futebol nacional e o resultado ruim evidenciado na última Copa do Mundo.
Dunga, por sua vez, parece apostar no trabalho realizado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Ele convocou oito estreantes que já passaram pelas categorias de base – com exceção do atacante Ricardo Goulart e do zagueiro Gil.

Na ponta do lápis
O atacante Philippe Coutinho é o melhor cotado entre os estreantes. Ele se destaca no meio campo do Liverpool e tem potencial para se tornar um craque. O garoto, de 22 anos, foi campeão sul-americano na seleção sub-17 em 2009, disputou o mundial no mesmo ano e foi campeão mundial no sub-20 em 2011. Pela seleção brasileira só jogou um amistoso em 2010, com Mano Menezes.
Os laterais Alex Sandro e Danilo Luiz, ambos com 23 anos, disputaram apenas alguns amistosos pela seleção principal. Juntos, foram campeões sul-americanos e mundiais pela seleção sub-20 e participaram dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012. O meio campista Everton Ribeiro foi campeão sul-americano pelo sub-20 em 2009.
Já o zagueiro Marquinhos, de 20 anos, que joga atualmente pelo PSG, foi campeão sul-americano pelo sub-17 em 2011 e estava na lista dos convocados da equipe sub-21. Pela seleção principal, só jogou um amistoso, no ano passado.

O atacante Diego Tardelli disputou alguns amistosos e o mundial sub-20 em 2005. Desde que não foi convocado por Felipão, ele anuncia estar maduro e aguardar oportunidade para fazer parte da seleção. A oportunidade chegou. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário