segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Racismo deturpa tudo

Publicada na edição de 14 a 20 de fevereiro de 2014 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.

Em sua estreia na Libertadores, o Cruzeiro sofre com falta de infraestrutura e o preconceito dos torcedores peruanos

O Cruzeiro perdeu de 2 a 1 para o Real Garcilaso, na partida da última quarta-feira, 12. Jogou sob um gramado precário e sofreu com a falta de água e de energia elétrica no estádio Huancayo, no Peru – mas essas questões se tornaram pequenas. Houve ali um vergonhoso episódio de racismo: todas as vezes que o volante cruzeirense Tinga tocava na bola, a torcida adversária imitava macacos.

“Em pleno 2014”
O atleta entrou em jogo no segundo tempo, substituindo Ricardo Goulart. Assim que pisou em campo ouviu xingamentos da torcida peruana. “Trocaria todos os meus títulos contra o preconceito, contra os atos de racismo”, disse Tinga, nitidamente chateado, no final da partida. “Nunca passei por isso. Não imaginei que um episódio assim aconteceria em pleno 2014 e em um país tão parecido com o nosso, cheio de mistura”, declarou o volante.

Indignação
Treinador e diretor cruzeirenses, Marcelo Oliveira e Alexandre Mattos, demonstraram durante a partida indignação com a atitude da torcida.
 No Brasil, torcedores, não apenas os cruzeirenses, se manifestaram no Twitter com a hashtag #FechadoComOTinga – a mais utilizada na noite de quarta e na manhã de quinta-feira, 13.
Alexandre Kalil, presidente do rival cruzeirense, o Atlético-MG, também manifestou na rede social a sua indignação com o caso: "Racismo na Libertadores? Me tiraram o prazer da derrota do Cruzeiro. Lamentável!".

Punição
Durante toda a partida, o árbitro José Argote não tomou nenhuma providencia. Mas, a Conmebol, entidade que organiza os campeonatos na América do Sul, afirmou no Twitter oficial da Copa Libertadores que poderá haver punições. "Sobre a questão do racismo no jogo Real Garcilaso e Cruzeiro, a Confederação Sul-Americana de futebol irá analisar o tema e a possíveis sanções pertinentes. Pedimos tranquilidade aos torcedores do Cruzeiro, pois sabemos que isso é inaceitável".

Nenhum comentário:

Postar um comentário