terça-feira, 30 de abril de 2013

Por dentro do vocabulário corporativo


Publicada na edição de 12 a 18 de abril de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.



Tudo muda diariamente, inclusive a linguagem. Conheça as expressões usadas atualmente nas grandes empresas

Você já deve ter ouvido as palavras CEO, Feedback e Business e ter percebido que as expressões do vocabulário corporativo são, muitas vezes, originárias de palavras em inglês. O Gerente de Transição de Carreira da Thomas Case & Associados, José Alberto Oliveira explica que as expressões em inglês valorizam os executivos e as empresas. “Elas dão a entender que a organização é grande e está presente em diversos países e sua linguagem deve ser multinacional”.
Estar familiarizado com os verbetes corporativos é essencial para que o colaborador “esteja a par dos assuntos tratados no dia-a-dia”, conforme explica o gerente do Banco Bradesco e professor da Faculdade Getúlio Vargas, Vinicius Scrivani. Conheça o significado das expressões que estão em alta.

CEO
Quando não for o cargo mais alto da empresa, o Chief Executiver Officer (Diretor Executivo ou Diretor Geral) só estará abaixo do presidente. José Alberto explica que os “executivos de multinacionais usam expressões como essas para manter suas conversas em nível mundial”.
Para os que não estão familiarizados com essa e demais expressões, Vinicius indica pesquisas. “A internet é uma ferramenta que e está ao alcance da maioria das pessoas, atualmente. Acredito que não haverá dificuldade em conseguir a informação”.

Feedback
Expressão popularizada, dar um feedback significa fazer comentários, sejam eles negativos ou positivos. Ainda hoje, muitos têm medo dele. “Isso acontece por que há pessoas que dão o feedback apenas quando o outro comete uma falha”, explica Vinicius. O retorno positivo também existe e é fundamental ao colaborador e ao líder.

Colaborador
O termo “empregado” caiu em desuso e foi substituído por “funcionário”, que também já está ficando para trás. A expressão fortemente utilizada pelas empresas hoje em dia é “colaborador”, que se refere ao membro da equipe que colabora, coopera e contribui para diversas atividades – deixando de ser aquele que apenas executa um trabalho específico.

Líder
Diferente do chefe, que dá ordens e muitas vezes não se preocupa com o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus subordinados, o líder é considerado a “cabeça” da equipe. Ele analisa e conduz as situações com humanidade e respeita os limites dos seus liderados. Atualmente, os colaboradores esperam ter um líder e não mais um chefe.

Brainstorming
Se alguém te disser que na reunião vai acontecer um brainstorming, não se assuste. O significado, em inglês, desta palavra é “chuva de ideias”. Significa, então, que na reunião as ideias serão bem-vindas, ouvidas e avaliadas por todos, na intenção de resolver problemas ou criar produtos e serviços.

Business
Significa negócios ou negociar. A palavra gera inúmeras outras expressões, atualmente bastante utilizadas: Business Intelligence (inteligência de negócios), Business Plan (plano de negócios), Business Unit (unidade de negócios) e Core Business (o mais forte negócio da empresa). Uma boa dica é ter um dicionário de inglês e português sempre por perto.
“Por ser praticamente uma língua mundial, o inglês é muito utilizado e aceito por todos. O problema é que a maioria das pessoas não tem conhecimento pleno. O colaborador deve saber o significado antes de falar, para não correr o risco de cair no ridículo”, dá a dica José Alberto.

Vale a pena
“É fundamental que os colaboradores conheçam os verbetes mais utilizados e sejam participativos nas conversas com líderes e colegas de trabalho”, explica Vinicius Scrivani. Segundo os especialistas, ao se manter atualizado o profissional investe em sua própria carreira.
“Tudo vai mudando no mundo corporativo e quem não estiver antenado, está por fora”, alega José Alberto.






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