Publicada
na edição de 19 a 25 de abril de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da
FLC Comunicações Ltda.
Se
você tem habilidade e motivação, saiba o que observar antes de abrir o seu
próprio negócio
O setor de franquias foi um dos que mais
cresceu no Brasil na última década. Segundo dados do SEBRAE (Serviço Brasileiro
de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as pessoas preferem abrir franquias ao
invés de criar novas marcas porque assim assumem um negócio já testado e que
tem sucesso comprovado.
Conheça
Franquia é o sistema em que a empresa cede a
um empreendedor os direitos de usar a sua marca, sua tecnologia e o seu sistema
operacional para vender os produtos ou os serviços. Para isso, os franqueados precisam
pagar valores estabelecidos pela marca, como taxa de propaganda, taxa de
royalties (direitos autorais), taxa de franquia e um percentual sobre as vendas
realizadas. “Tudo depende do acordado em contrato”, explica a Gerência de
Relacionamentos da ABF - Associação Brasileira de Franchising.
Investimentos
Ao abrir uma franquia muitas pessoas levam
em consideração apenas o preço dos gastos “básicos” e esquecem os recursos
necessários para cobrir os custos do negócio, como a manutenção do estoque, a folha
de pagamento e o capital de giro (valor que deve estar sempre nos caixas da
empresa, para ser utilizado conforme a necessidade).
Portanto, a maioria das franquias estabelece
em contrato o investimento total necessário, somando o capital de giro, o valor
da instalação e a taxa de franquia, além de estabelecer uma estimativa média
para o faturamento mensal da empresa.
A marca
e o segmento
Antes de escolher a marca ideal é importante
definir o segmento com o qual deseja trabalhar: crianças, jovens, adultos ou pessoas
da melhor idade, homens ou mulheres, de determinada personalidade ou estilo de
vida, etc. Segundo especialistas, após a identificação do segmento é importante
verificar se ele passa por um bom momento e se tem perspectiva de crescimento
futuro.
A marca escolhida precisa atender às suas
expectativas, que vão desde o valor do investimento até a sua satisfação em
trabalhar com ela. A escolha deve ser assertiva, pois segundo a ABF os contratos
de franquias são fechados por muitos anos, a fim de fortalecer os pontos de
venda e criar um relacionamento longo entre os parceiros. “A intenção é que a
marca e o empreendedor prosperem. Os contratos, que amarram essa relação,
representam uma segurança para ambos”, explica a gerência da Associação.
Legislação
Segundo indicações da ABF é interessante que
o franqueado conheça todas as regras do negócio e analise o contrato - se
necessário com o auxílio de um advogado - para ter ciência dos benefícios,
retornos, obrigações e taxas que irão nortear o acordo. O SEBRAE aconselha que o
empreendedor conheça todos os direitos e os deveres - dele e da empresa - antes
de iniciar o negócio.
Renovação
Segundo esclarecimentos da Gerência de
Relacionamentos ABF, a renovação do contrato depende dos resultados e da
política de cada empresa. “Se para a marca for importante manter o ponto, ela
vai manter. É possível que ela aprove a transferência para outra pessoa, após
uma série de análises, assim como foi feito com o primeiro empreendedor”.
Dica
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