terça-feira, 30 de abril de 2013

Que tal abrir uma franquia?


Publicada na edição de 19 a 25 de abril de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.



Se você tem habilidade e motivação, saiba o que observar antes de abrir o seu próprio negócio

O setor de franquias foi um dos que mais cresceu no Brasil na última década. Segundo dados do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as pessoas preferem abrir franquias ao invés de criar novas marcas porque assim assumem um negócio já testado e que tem sucesso comprovado.

Conheça
Franquia é o sistema em que a empresa cede a um empreendedor os direitos de usar a sua marca, sua tecnologia e o seu sistema operacional para vender os produtos ou os serviços. Para isso, os franqueados precisam pagar valores estabelecidos pela marca, como taxa de propaganda, taxa de royalties (direitos autorais), taxa de franquia e um percentual sobre as vendas realizadas. “Tudo depende do acordado em contrato”, explica a Gerência de Relacionamentos da ABF - Associação Brasileira de Franchising.

Investimentos
Ao abrir uma franquia muitas pessoas levam em consideração apenas o preço dos gastos “básicos” e esquecem os recursos necessários para cobrir os custos do negócio, como a manutenção do estoque, a folha de pagamento e o capital de giro (valor que deve estar sempre nos caixas da empresa, para ser utilizado conforme a necessidade).
Portanto, a maioria das franquias estabelece em contrato o investimento total necessário, somando o capital de giro, o valor da instalação e a taxa de franquia, além de estabelecer uma estimativa média para o faturamento mensal da empresa.

A marca e o segmento
Antes de escolher a marca ideal é importante definir o segmento com o qual deseja trabalhar: crianças, jovens, adultos ou pessoas da melhor idade, homens ou mulheres, de determinada personalidade ou estilo de vida, etc. Segundo especialistas, após a identificação do segmento é importante verificar se ele passa por um bom momento e se tem perspectiva de crescimento futuro.
A marca escolhida precisa atender às suas expectativas, que vão desde o valor do investimento até a sua satisfação em trabalhar com ela. A escolha deve ser assertiva, pois segundo a ABF os contratos de franquias são fechados por muitos anos, a fim de fortalecer os pontos de venda e criar um relacionamento longo entre os parceiros. “A intenção é que a marca e o empreendedor prosperem. Os contratos, que amarram essa relação, representam uma segurança para ambos”, explica a gerência da Associação.

Legislação
Segundo indicações da ABF é interessante que o franqueado conheça todas as regras do negócio e analise o contrato - se necessário com o auxílio de um advogado - para ter ciência dos benefícios, retornos, obrigações e taxas que irão nortear o acordo. O SEBRAE aconselha que o empreendedor conheça todos os direitos e os deveres - dele e da empresa - antes de iniciar o negócio.

Renovação
Segundo esclarecimentos da Gerência de Relacionamentos ABF, a renovação do contrato depende dos resultados e da política de cada empresa. “Se para a marca for importante manter o ponto, ela vai manter. É possível que ela aprove a transferência para outra pessoa, após uma série de análises, assim como foi feito com o primeiro empreendedor”.

Dica
Segundo a SEBRAE antes de iniciar o negócio é interessante entrar em contato com outros franqueados da marca para conhecer as suas experiências e observar o seu dia a dia. Assim, será possível fazer uma auto avaliação e saber se você está apto para gerir esse tipo de negócio.





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